Próximo dos 80 mortos, Itapetinga registra 233 novos casos da covid em 14 dias

Próximo dos 80 mortos, Itapetinga registra 233 novos casos da covid em 14 dias

Com 79 óbitos, números em Itapetinga preocupa, que registra 233 novos casos da Covid-19 em 14 dias, com 247 casos ativos, além de 85 suspeitos da doença.


Próximo dos 80 mortos, Itapetinga registra 233 novos casos da covid em 14 dias
Números de casos da Covid-19 volta a preocupar Itapetinga.


A cidade de Itapetinga voltou a registrar números preocupantes de casos da Covid-19, após longo período de abandono de medidas restritivas por parte da gestão pública e de cidadãos que deixam de temer o letal vírus. As consequências vieram com a segunda onda, e com um vírus ainda mais letal como a variante [mutação do vírus] que já circula no município.

A nova variante do vírus identificada no município é a mesma do detectada no Reino Unido, que segundo especialista, o vírus têm uma carga viral superior a do coronavírus da primeira onda. Mas a um alento em meio ao caos, esse vírus que sofreu mutação, há mais evidências de que a variante B.1.1.7, representa pouca ameaça à eficácia das vacinas.

Mas os resultados da imprudência ficaram, e é observado em números nos últimos 14 dias, de 21/02 a 06/03, os dados da covid-19 registram 233 novos casos da doença, crescimento também notado em caos de óbitos, 79 até o momento, de acordo com site oficial da Prefeitura. Neste período de fevereiro a março, o município sepultou mais 6 cidadãos mortos pelo vírus. 

A outro dado preocupante que não para de crescer, são os números de casos ativos da covid no município, que registra 247 pessoas de quarentena em sua casa, e com 85 suspeitos do coronavírus. Itapetinga acumula 3.480 casos e com 247 pessoas monitorados.

As farras de fim de semana em bares regadas com showzinho de boteco e festas particulares começam a cobrar o preço, e parece ser alto neste momento de incertezas diante a desastrada campanha de imunização do governo federal. Com dose a conta gota, Itapetinga faz o que pode para vacinar a população prioritária de idosos acimas dos 75 anos, e muito ainda na fila de espera.

A salva guarda neste momento diante do colapso do sistema público de saúde da Bahia e de UTIs lotadas é o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que decretou medidas duras como lockdwn para impedir a proliferação do vírus e por consequência o aumento de internações de paciente com sintomas da doença. Enquanto isso, o prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, assiste sem reação as medidas de contenção do governador, sem oferecer assistência fiscalizadora do municipal no auxilio às medidas estadual, rejeitando até campanha informativa de proteção a população perante a nova variante do vírus que circula na cidade.