Em um mês, Lula é 1º na pesquisa e empata na popularidade digital com Bolsonaro

Em um mês, Lula é 1º na pesquisa e empata na popularidade digital com Bolsonaro

Depois de assumir a liderança na pesquisa, Lula começa a tirar o protagonismo de Bolsonaro nas redes sociais. 

Em um mês, Lula é 1º na pesquisa e empata na popularidade digital com Bolsonaro
Na Imagem: Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da republica Jair Bolsonaro (sem partido).


Em 30 dias, após ter seus direitos políticos restaurados o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segue fazendo estrago na redoma bolosnarista, seja nas pesquisas de opinião pública, seja nas redes sociais.

O primeiro sinal que a vaca está indo para o brejo e carregado seu rebanho junto, foi com a nova rodada da pesquisa XP-Ipespe sobre a disputa presidencial para 2022 mostra que, a cerca de um ano e meio da eleição presidencial, Lula e o presidente Jair Bolsonaro permanecem tecnicamente empatados na liderança, mas agora com o petista numericamente à frente.

Lula tem 29% das intenções de voto ante 28% de Bolsonaro. Nas simulações de segundo turno, Lula também à frente de Bolsonaro, com 42% a 38% na pesquisa do início de março, Bolsonaro tinha 41% e Lula, 40%. 

A virada do jogo na opinião publica refletiu diretamente no campo onde o bolsonarismo reinava, e agora perde nas redes sociais para o petista. Bolsonaro, que lidera o IPD desde que o monitoramento foi criado, em janeiro de 2019, ficou atrás de Lula por nove dias consecutivos a partir de 8 de março, data em que o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou as condenações do petista na Operação Lava Jato.

Na última segunda-feira (5), quando a Quaest concluiu o relatório do período, os dois pré-candidatos à Presidência estavam em posição de empate técnico: Bolsonaro com 63,3 e Lula com 61,1.

Para analistas, o quadro na esfera virtual confirma a previsão de polarização entre bolsonarismo e petismo para a eleição de 2022, já que não surgiu até o momento um nome capaz de rivalizar com os dois campos que chegaram ao segundo turno em 2018.

Embora evite se colocar desde já como concorrente, o petista fez discurso de candidato no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC dois dias após a decisão de Fachin, intensificou o volume de entrevistas no Brasil e no exterior e passou a se colocar como um dos líderes da oposição ao governo.

A estratégia do PT, contudo, passa por desestimular a antecipação do clima eleitoral, preparando as bases ao longo de 2021, com atuação na defesa da vacinação e no enfrentamento à fome e ao desemprego, para só depois colocar a pré-campanha na rua.

Bolsonaro já vinha em tendência de queda no IPD antes mesmo da decisão do STF que recolocou Lula no páreo. A piora refletiu as críticas à condução de medidas contra a pandemia da Covid-19 e o agravamento da crise econômica. (fonte Folha de S.Paulo)

Com afirmou a colunista O Globo, Bela Megale em uma de suas publicações, “não resta dúvida que hoje, o presidente Bolsonaro é o maior cabo eleitora de Lula, a cada besteira feita e cada besteirol dito, só Lula ganha. Para o petista continuar sempre a frente de Bolsonaro, é só Lula fazer o inverso do presidente.” Assim é moleza!