Vereadores voltam a promover novo troca-troca de assessores em meio a suspeita de laranjas

Vereadores voltam a promover novo troca-troca de assessores em meio a suspeita de laranjas

Vereadora Manú troca pela terceira vez seu assessor, enquanto o vereador Pastor Evandro tem sua primeira substituição de gabinete.


Vereadores voltam a promover novo troca-troca de assessores em meio a suspeita de laranjas
Na imagem: Vereadora Emanuela Brandão (MDB) e o parlamentar Pastor Evandro (PSD) de Itapetinga.


Bastou o IDenuncias, revelar a existência de troca-troca de assessores parlamentares que alimentavam no passado os esquema de laranjas para prática das rachadinhas. Mais uma rodada de mudanças de comissionados de gabinete entrou na mira das suspeitas, a vereadora Emanuelle Brandão (MDB) voltou a substituir seu assessor pela terceira vez, enquanto o novato Evandro Souza Silva (Pastor Evandro) encara sua primeira troca.

Levou apenas 2 meses no cargo a hoje, ex-assessora parlamentar, Gilcélia Novais da Silva que substituiu a também ex-assessora da vereadora Manú Brandão, Nathila Moreira de Oliveira que permaneceu no cargo de assessoria apenas 1 mês. Ambas agora foram substituídas pelo ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Itapetinga, Marcos Antônio Gabrielli Correia. 

Relatos do histórico do ex-gestor legislativo, Gabrielli é tido como um político correto sem queixas de existência de irregularidades durante sua gestão no comando da Casa e durante sua legislatura. Segundo fonte, Marcos Gabrielli era um dos raros vereadores da época que não aderiu a prática das rachadinhas, ele mantinha em seu gabinete um jornalista e um advogado como assessores.

O reality de aprendiz de vereador de Manu Brandão, no troca-troca de assessores em curto prazo dá sinais que quer acerta ao contratar um ex-presidente do Parlamento como assessor. Porém deixa um rastro de dúvidas, em três meses, 3 assessores.

Na balada de Manú Brandão, o novato de Parlamento, vereador Evandro Souza Silva, mais conhecido como Pastor Evandro (PSD), aderiu ao troca-troca de assessores, ao substituir Lelian Pereira Santos Dias que ficou três meses no cargo de assessoria parlamentar por Rute Ribeiro da Silva. Relatos vindos do próprio Parlamento aponta que é rara as presenças dos assessores do vereador evangélico nas dependências da Câmara, muito menos dentro do gabinete.

Na semana passada, IDenuncias revelou a existências de troca-troca de assessores, muito utilizado por vereadores no passado para aderirem aos esquemas laranjas e rachadinhas na Câmara de Itapetinga. As mundas prematuras de assessores levantou suspeita da velha prática e apontou três vereadores que vem motivando a substituição de seus assessores de gabinetes, Anderson Alves Cruz (DEM) [Anderson da Nova], Emanuella Brandão Dias Carvalho [Manú Brandão] e Helder Flávio Pinto Ladeia (PSC) [Helder de Bandeira]. 

Em 90 dias, vereadores de Itapetinga já substituíram 6 assessores de gabinete, cada comissionado recebe salário bruto de pouco mais de 2 mil reais mês. E não presença desses assessores na Câmara de Itapetinga, para trabalharem é geralmente forte indícios de esquema de rachadinhas.