Na guerra pela Câmara, vice quer Anderson na presidência, prefeito quer Valquirão. O jogo do poder começou

Na guerra pela Câmara, vice quer Anderson na presidência, prefeito quer Valquirão. O jogo do poder começou

Vice-prefeito de Itapetinga entra na guerra pelo comando da Câmara de Vereadores, ao defender Anderson da Nova na presidência enquanto o prefeito Hagge quer ex-vereador.


Na guerra pela Câmara, vice quer Anderson na presidência, prefeito quer Valquirão. O jogo do poder começou
Na imagem em destaque: vice-prefeito Renan Pereira (DEM) e o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB).


Quem estava com saudade das velhas batalhas entre Gabirabas Vs Bacalhau começa a sentir que o clima de revanchismo esta do volta. E promete uma boa briga sem precedente para o futuro da política em Itapetinga.

Toda a população sabe que para eleger Rodrigo Hagge (MDB), prefeito de Itapetinga, precisou da união de velhos inimigos para garantir o retorno ao poder após 8 anos de PT na Prefeitura. Os ex-prefeitos Dr. José Otavio Curvelo (DEM) e Michel Hagge Filho (MDB), antes inimigo se tornaram aliados para derrota o petismo de quase uma década na Prefeitura municipal. E hoje essa união está ameaçada após a morte do presidente da Câmara de Itapetinga, Léo Matos (PSD).

Uma suposta conversa do vice-prefeito de Itapetinga ao blogueiro do Sudoeste Em Foco revelou que Renan Pereira (DEM) está disposto a compra uma briga com o prefeito Rodrigo Hagge, para defender a permanência do atual vice-presidente Anderson da Nova na presidência titular da Câmara Municipal de Itapetinga.

Na conversa, o vice Renan Pereira defende a permanência de Anderson na presidência da Câmara em definitivo e dá entender que deve resistir às pressões do prefeito Hagge. “Com certeza absoluta, o Anderson só não será o presidente em definitivo, se tiver algum impeditivo, que não possa ser revertido, acho justo o ANDERSON ou qualquer outro nome que estivesse como Vice Presidente, ser elevado por seus pares a função de Presidente. Não sendo assim, pode acabar com o cargo, não vale nada, pois a vice não serve pra nada”, diz Renan Pereira ao blog.

Após publicação do blog Sudoeste Em Foco, fontes afirmaram ao IDenuncias que o líder dos Democratas em Itapetinga, ex-prefeito Dr. José Otavio Curvelo, compartilha com o pensamento do vice-prefeito Pereira, que “Anderson da Nova tem direito a presidência já que foi eleito em uma Mesa Diretora com mandato de 2 anos.”

Mas este pensamento de líderes Democrata não esta sendo compartilhado pelo prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge que já indicou um vereador do PSD, mesmo partido do ex-presidente morto em um acidente de pesca, Valquirio Lima, mais conhecido por Valquirão como novo presidente da Câmara de Itapetinga em uma nova eleição.

Diante do imbróglio, o IDenuncias correu atrás de juristas que afirmaram que Anderson da Nova pode azeitar as pretensões de Hagge, em uma nova presidência da Câmara. 

Para esses juristas, Anderson tem total direito ao cargo como substituto já que foi eleito em uma composição de Mesa Diretora para dois anos de mandato, e não individualmente como na Câmara dos Deputados que primeiro é eleito o presidente para depois os cargos auxiliares que compõem a Mesa do Legislativo. “Se a Câmara de Itapetinga fizesse eleições individuais de composição de membros a Mesa Diretora, Anderson seria obrigado a convocar nova eleição para substituição do membro, como foi eleito em uma composição de chapa, ele não tem obrigação de convocar nova eleição. Só se ele [Anderson] renunciar.” Dizem unanime juristas que pedem reservas.