‘Sou o presidente da Câmara, me respeitem’ diz Anderson da Nova que promete resistir no cargo

‘Sou o presidente da Câmara, me respeitem’ diz Anderson da Nova que promete resistir no cargo

Anderson promete resiste no cargo de presidente da Câmara, mesmo com pressão do prefeito Rodrigo Hagge.


Sou o presidente da Câmara, me respeitem diz Anderson da Nova que promete resistir no cargo
Presidente Interino da Câmara Municipal de Itapetinga, manda recado a prefeito Rodrigo Hagge. 


Com a decisão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) de indicar um vereador do PSD como sucessor do ex-presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Léo Matos (PSD), morto em um acidente de pesca. Um climão de revanchismo tomou conta dos bastidores do Legislativo Municipal em um fogo cruzado entre vereadores aliados.

“Sou vice-presidente e atual presidente da Câmara, eu quero que todos me respeitem”, esse foi o desabafo do vice-presidente Anderson da Nova que tem evitado de sentar na cadeira de presidente mesmo sendo o presidente interino da Câmara. Ao expressar apreensão e indignação de como o prefeito Rodrigo Hagge tem apoiado colegas vereadores e menosprezado, ele, no cargo de presidente temporário da Câmara. Anderson prometeu reagir.

A interlocutores próximos, Anderson reclamou do desprezo do prefeito de Itapetinga, que desde assumiu a presidência na terça-feira (27), vem demonstrando falta de respeito com condução do interino na Câmara de Itapetinga. Anderson da Nova reclamou a próximos, que sequer foi chamado para participar de reuniões de articulações de colegas vereadores com ele como atual presidente do Poder Legislativo.

Diante do escanteio a Anderson incentivados por colegas vereadores da base aliada, o presidente interino avisou: “se esticarem a corda aqui, esticarei lá também”, ameaça Anderson, diz respeito as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) do prefeito Rodrigo Hagge, que se leva-las para o plenário provocará um constrangimento sem precedente a vereadores da base aliada, que mesmo derrubado à rejeição do TCM, receberiam criticas pesadas e duradouras. 

Após as disparadas, Anderson da Nova envia mais um recado, mas desta vez a vereadores da base aliada: “O presidente sou eu, quem marca e diz quando vai ser a eleição [novo presidente] sou eu. Quem quiser vai ter que esperar.” Anderson concluiu e fala em justiça. “que atropelar o presidente, irei à justiça.” finaliza o presidente interino.

Fontes próximas à aliados do chefe do Executivo, afirmam que neste fim de semana o prefeito Rodrigo Hagge, pretendente ter uma conversa em reserva com Anderson da Nova. 

Com havia antecipado o IDenuncias, Anderson da Nova só largaria a cadeira de presidente legislativo com uma boa barganha. E tudo indica que isso deve acontecer. Enquanto isso, a oposição mesmo com o candidato de sua preferência já definido espera o circo pega fogo para aumentar a fileira opositora na Câmara de Vereadores.

Na Câmara de Itapetinga, quem marca nova eleição é o presidente em exercício, que geralmente envia proposta de novo pleito a ser aprovado em plenário. Como o Regimento Interno da Casa, é omisso sobre substituição de presidente em caso de morte a palavra final é do presidente atual. E esse cara é o Anderson da Nova.