Depoimentos de Mandetta e Teich na CPI da Covid deixa Bolsonaro em pane

Depoimentos de Mandetta e Teich na CPI da Covid deixa Bolsonaro em pane

CPI Covid deixa Planalto sobre tensão com depoimentos dos ex-ministros da saúde Mandetta e Teich.


Depoimentos de Mandetta e Teich na CPI da Covid deixa Bolsonaro em pane
Na imagem: Presidente da republica Jair Bolsonaro, ex-ministros da saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.


Hoje (4) é o começo para o dia “D” para Jair Bolsonaro, que pode revelar se ele é o único culpado pela omissão na pandemia que já matou mais 400 mil brasileiros. Os depoimentos dos ex-ministros da Saúde Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, nesta terça-feira na CPI da Covid, deve apontar se houve erros do presidente na condução da crise sanitária.

O presidente Bolsonaro sempre achou que as milhares de vidas perdidas na pandemia que sempre desdenhou não cobraria seu preço, mas diante de uma CPI que busca a verdade, a conta chegou, e pode enfraquece-lo sem derrubá-lo da presidência, e com receio que após o fim do seu mandado a justiça pode conduzi-lo para uma sala em superintendência  qualquer da Policia Federal, como o correu com o ex-presidente Lula.    

A tragédia sanitária brasileira é apenas a parte mais letal do fiasco em que se converteu a Presidência de Bolsonaro. Mas neste momento o alvo é o Ministério da Saúde que faz parte das piruetas de Bolsonaro para agradar seus seguidores amalucados por cadáveres na pandemia. 

Mandetta, hoje, crítico à atuação do governo Jair Bolsonaro no enfrentamento da pandemia de coronavírus, o ex-ministro da Saúde será o primeiro a depor na CPI da Covid, a partir das 10h. Se houver tempo terá ainda hoje às 14h, Nelson Teich, outro ex-ministro da saúde que ira depor. Teich é o ministro que ficou menos de 30 dias na pasta da Saúde, por recursar o tratamento precoce contra covid-19 receitado por Bolsonaro.  

Enquanto isso, o governo trabalha para tentar evitar que Mandetta detone o presidente, que chegou a classificar como "genocida" a atuação do governo no enfrentamento da crise sanitária.

A pequena topa de choque de Bolsonaro na CPI da Covid, terá a dura missão de desacreditar os depoimentos contra o governo diante provas reveladoras que o presidente é o culpado por tantas mortes que segundo cientista poderiam sido evitadas. 

Para senadores, o depoimento de Mandetta será crucial para entender a estratégia adotada no início da pandemia pelo governo federal e expor ações que Bolsonaro porventura não tenha deixado o Ministério da Saúde executar. Esses senadores também vão atrás de revelar determinações do Palácio do Planalto à pasta que possam ter prejudicado o enfrentamento à pandemia no país.

Tudo começa hoje, e não previsibilidade de como vai acabar a CPI da Covid, mas se sabe que o presidente Jair Bolsonaro está em pane assim como seus ministros que temem serem apontados como autores da tragédia brasileira na pandemia.