Avanço na vacinação não impede aumento de casos da Covid em Itapetinga

Avanço na vacinação não impede aumento de casos da Covid em Itapetinga

Na medida em que avança a vacinação, Itapetinga vive revés de outras cidades e registra aumento de casos da Covid-19.

Avanço na vacinação não impede aumento de casos da Covid em Itapetinga
Itapetinga vem registrando aumento de casos em meio a vacinação contra a covid-19.


A conta da Covid-19 em Itapetinga não fecha, mesmo com o avanço da vacinação no município na aplicação da primeira dose com a imunização parcial de quase 55% da população, os números de casos ativos do vírus não recuou e chega a ultrapassar 100 pessoas infectas pela doença. 

Nos últimos 7 dias, Itapetinga vive uma gangorra de casos ativos da Covid-19, ora com queda nos números, ora com aumento de pessoas infectadas. E para piorar, registra casos de reinfecção da doença. Fato, muito diferente de vários municípios pelo País, que vem registrado queda de contágio pelo vírus após a vacinação.

E os números de Itapetinga só não estão piores, por conta da imunização completa da população idosa, que atingiu significativos 19% dos moradores da cidade com aplicação da segunda dose, que em números, quase todas as pessoas de terceira idade. Itapetinga, já está aplicando a primeira dose a pessoas de 30 anos acima.

Para o infectologista e pesquisador da Fiocruz Julio Croda, “A vacinação com duas doses dos idosos é a explicação para a queda de casos e mortes no País. No número de casos, o impacto só vai ser maior com o avanço da vacinação", afirmou. Então, porque Itapetinga vem registrando aumento de casos?

A explicação está nas ruas do município, com parte das pessoas abandonando o uso de máscaras, promovendo festas particulares e lotando barzinhos no fim de semanas. Isso, sem falar das igrejas que não estão respeitando o distanciamento social e lotando os templos religiosos. E de quebra, há orientação irresponsável de pastores evangélicos que aconselham fieis a não se vacinarem, ao desvirtuar a narrativa bíblica do livro do Apocalipse que afirma que, no final dos tempos, a “besta” (o demônio) terá uma marca nas pessoas que alguns desses pastores difundem como sendo uma referência à vacina contra a Covid-19. Assim, como há a pastores, que acreditam que não serão infectados pela proteção divina.

Pastores de Itapetinga orientam fiéis a não vacinar contra Covid e colocam em risco a imunização na cidade. (VEJA QUI).


Com dados nada animadores, a única campanha por parte das autoridades pública de alerta para as pessoas manter as medidas de distanciamento social, assim como, o uso de máscara, está limitado ao site oficial da Prefeitura de Itapetinga, com a mensagem “COVID-19 ainda está se espalhando, mesmo com a vacina. Use máscara, distanciamento social e mantenha-se atualizado sobre o programa de vacinação da cidade de itapetinga.”.

Sobre fiscalização para evitar aumento de casos, mesmo com avanço da vacinação, a gestão municipal age como agiu há um ano. Simplesmente, fez pouco ou quase nada para conter o contágio no município. Por sinal, contribuiu para o avanço do vírus, ao baixa um decreto contrariando as medidas restritivas de isolamento noturno decretado pelo governador Rui Costa (PT), ao ampliar o horário do toque de recolher para beneficiar donos de bares

A pedido de donos de Bares, Hagge desafia decreto de Rui
A pedido de donos de Bares, Hagge desafia decreto de Rui e estende toque de recolher. Governador deve usar a força policial. (VEJA AQUI).