Reprovação a Bolsonaro vai a 51%, enquanto maioria diz que o presidente é desonesto e falso, diz Datafolha

Reprovação a Bolsonaro vai a 51%, enquanto maioria diz que o presidente é desonesto e falso, diz Datafolha

Além da reprovação em alta, o presidente é visto pelos brasileiros, como um presidente desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.

Reprovação a Bolsonaro vai a 51%, enquanto maioria diz que o presidente é desonesto e falso, diz Datafolha
Datafolha: Maioria acha Bolsonaro desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário e pouco inteligente.


Em nova rodada de pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (8), pela Folha de S.Paulo, a reprovação a Jair Bolsonaro (sem partido) subiu e atingiu 51%, o maior índice nos 13 levantamentos feitos pelo Datafolha desde que o presidente assumiu o governo, em 2019. Na rodada anterior, realizada na quinzena de maio, Bolsonaro tinha seu governo avaliado como ruim e péssimo por 45% dos ouvidos.

Já a avaliação positiva do presidente, que havia atingido seu pior nível com 24% em março, seguiu estável. Nesse sentido, o derretimento agudo da popularidade de Bolsonaro estancou nesse levantamento, o que não deixa de ser uma boa notícia para o Planalto em meio ao escândalo de corrupção. Os que o consideram regular caíram de 30% para 24%, comparando com o levantamento de maio. 

Bolsonaro segue sendo o presidente com a segunda pior avaliação a esta altura de um primeiro mandato para o qual foi eleito desde a volta dos pleitos diretos para presidente, em 1989. Só perde para Fernando Collor, que em meados de 1992 já enfrentava a tempestade do impeachment que o levou à renúncia no fim daquele ano. O hoje senador tinha 68% de ruim/péssimo, 21% de regular e apenas 9% de ótimo/bom.

Bolsonaro desonesto

A pesquisa Datafolha mostrou ainda, que o povo brasileiro não tem a melhor impressão de seu presidente. Ao contrário: para a maioria da população, Jair Bolsonaro é desonesto, falso, incompetente, despreparado, indeciso, autoritário, favorece os ricos e mostra pouca inteligência.

A tendência negativa se cristalizou ao longo do governo, e é majoritária em todos os itens questionados. É o que mostra nova pesquisa do Datafolha, na qual foram ouvidas nos dias 7 e 8 de julho 2.074 pessoas com mais de 16 anos em todo o Brasil, de forma presencial. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.

O Datafolha vem perguntando, ao longo do mandato, qual a percepção do brasileiro sobre o presidente da republica Jair Bolsonaro.

Significativamente, em meio a denúncias de corrupção no Ministério da Saúde na pandemia, houve uma piora na impressão de honestidade do presidente.

Em junho de 2020, 48% o viam como honesto e 38%, como desonesto. Agora, houve uma inversão, com 52% vendo desonestidade no mandatário e 40%, probidade.