Pesquisa: Lula volta a disparar, avaliação negativa de Bolsonaro vai a 48% e terceira via derrete

Pesquisa: Lula volta a disparar, avaliação negativa de Bolsonaro vai a 48% e terceira via derrete

Avaliação negativa de Bolsonaro sobe de 44% para 48%, Lula aproxima de 50% e candidatos da terceira via encolhe.

Pesquisa: Lula volta a disparar, avaliação negativa de Bolsonaro vai a 48% e terceira via derrete
Na imagem: preside da republica Jair Bolsonaro (sem partido) e ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT).

“Se você quer paz, se prepare para a guerra”. Essa é última declaração bizarra de Jair Bolsonaro nesta terça-feira (1), em um evento com militares. O presidente estica a corda da crise institucional às vésperas do 7 de Setembro para abastecer seus fanáticos seguidores. E isso, não vem ajudando o presidente em nada, é o que revela a pesquisa Quaest Consultoria, ao apontar que avaliação negativa de Bolsonaro volta a crescer e a preferência por terceira via encolhe, enquanto Lula segue para uma vitória no 1º turno em 2022. 

A pesquisa avaliou cinco cenários de primeiro turno, com variados possíveis candidatos a presidente da chamada “terceira via” incluindo o atual presidente da republica. Na simulação, Lula lidera oscilando entre 44% e 47% das intenções de voto. Já Bolsonaro tem entre 25% a 26%. Segundo levantamento da Genial Investimentos e Quaest para o mês de setembro.

Após ficar tecnicamente estável na pesquisa Genial/Quaest de agosto em relação à de julho, passando de 45% para 44%, a avaliação negativa de Bolsonaro cresceu na edição de setembro, chegando a 48% dos entrevistados. Enquanto isso, a avaliação positiva, de 26%, em julho e em agosto, encolheu para 24% na mesma base de comparação.

Enquanto a avaliação negativa de Bolsonaro cresce entre o eleitorado, o ex-presidente Lula ganha terreno e mantém a liderança nas intenções de voto no primeiro turno nos cinco cenários pesquisados.

Bolsonaro pavimenta o caminho para prisão em 2023
Bolsonaro pavimenta o caminho para prisão em 2023. (VEJA AQUI)

Os dados mostram o petista com quase a metade dos votos para presidente no primeiro turno, e com tendência de crescimento. Em uma virtual disputa de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista teria 55% dos votos, enquanto o atual presidente da República conquistaria 30% do eleitorado.

No quesito rejeição, o presidente continua com a maior taxa entre os entrevistados, de 62%, levemente acima da anterior, de 61%. Lula tem uma rejeição menor, de 40%, acima apenas de Rodrigo Pacheco (31%) , Eduardo Leite (28%) e Simone Tebet (14%), que entrou pela primeira vez no estudo. Enquanto isso, o percentual de entrevistados que disseram que não votariam em Doria (57%), em Ciro (53%) e em Datena (46%).

De tanto prosperar com rachadinhas, justiça volta mirar nos filhos de Bolsonaro, Carluxo e Flávio
De tanto prosperar com rachadinhas, justiça volta mirar nos filhos de Bolsonaro, Carluxo e Flávio. (VEJA AQUI)

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2 mil pessoas, em 123 municípios. A confiabilidade da pesquisa é de 95% e a margem de erro, três pontos percentuais para mais e para menos. 

(Fonte: Blog do Vicente/Correio Braziliense