Escândalo das diárias na Câmara impõe ao MP de Itapetinga resultado e não a pizza das rachadinhas

Escândalo das diárias na Câmara impõe ao MP de Itapetinga resultado e não a pizza das rachadinhas

O Ministério Público de Itapetinga terá a missão de não cometer o erro de arquivar o caso das diárias, como fez com esquema de rachadinhas na Câmara.

Escândalo das diárias na Câmara impõe ao MP de Itapetinga resultado e não a pizza das rachadinhas
Câmara de vereadores de Itapetinga volta a ser alvo Ministério Público com escândalos das farras da diárias.

Se existe algo que o Ministério Público (MP) precisa provar para população de Itapetinga, que é um órgão de resultados e não de apenas recomendações, morosidade e de ineficiência fiscalizadora como demostrou no caso das assessorias laranjas para prática das rachadinhas na Câmara Municipal na legislatura passada.

Quando o promotor de Justiça do caso na época, Gean Carlos Leão decidiu jogar toda sujeirada dos esquemas de assessorias laranja dos vereadores de Itapetinga na gaveta do Ministério Público sob argumento que IDenuncias é anônimo, mesmo diante de publicações com provas escancarada do crime dos parlamentares. O promotor ao arquiva o caso, acabou dando mais oxigênio aos agentes políticos do município a continuar com as práticas corruptas na certeza da impunidade.

Agora, o mesmo promotor de justiça volta ao caso, não das rachadinhas, mas do novo escândalo das farras das diárias, que evidencia crime de desvio de recursos envolvendo um dos vereadores do Poder Legislativo Municipal no mau uso das diárias de viagem parlamentar pagos com dinheiro público.

Ao mudar de rota com destino a Salvador, o vereador Pastor Evandro (PSD), decidiu fazer turismo religioso usando o dinheiro público concedido pela Câmara Municipal de Itapetinga, em uma viagem a São Paulo, em visita ao Templo de Salomão, da Igreja Universal do Reino de Deus. O caso foi revelado pelo site Bocão News

Valquirão oculta farra das diárias a vereadores em meio a suspeitas de irregularidades
Valquirão oculta farra das diárias a vereadores em meio a suspeitas de irregularidades. (VEJA AQUI)

Mas antes do tour religioso do Pastor Evandro, o mesmo, havia recebido diárias com destino a capital do Estado, porém, forjou a suposta viagem e embolsou R$ 1.830,00 com liberação a custo de 3 dias fora do município, nos dias 04,05 e 06 de agosto. Entre essas datas, o vereador Pastor foi flagrado na sessão plenária da Câmara no dia 05/08, data que coincide como a concessão de viagem a Salvador. O Pastor havia simulado a ida a Assembleia Legislativa da Bahia com intuito de ficar com dinheiro das diárias. O caso foi revelado pelo IDenuncias.

Flagrado na sessão da Câmara, vereador Pastor Evandro simulou viagem a Salvador só para receber diárias
Flagrado na sessão da Câmara, vereador Pastor Evandro simulou viagem a Salvador só para receber diárias. (VEJA AQUI).

A fragilidade do sistema de concessão de diárias da Câmara Municipal de Itapetinga se mostrou ser altamente corruptível, a ponto de levar suspeitas sobre os demais vereadores que adquiriram diárias sob a gestão do atual presidente do Legislativo Valquirio Lima (PSD), o Valquirão.

A tarefa do Ministério Pública exige não só focar apenas no vereador Pastor Evandro, e sim, nos demais beneficiários das diárias que evidenciou ser corruptível. Se, é tão fácil manipular para roubar o dinheiro público das diárias, por que isso seria apenas privilégio de um só vereador?

Ministério Público de Itapetinga notifica Câmara a dá explicações sobre farra das diárias e desvio do vereador Pastor
Ministério Público de Itapetinga notifica Câmara a dá explicações sobre farra das diárias e desvio do vereador Pastor (VEJA AQUI)

Esperamos o senhor promotor de justiça, Gean Carlos Leão, não tome a mesma decisão equivocada de arquivar as denuncias das farras das diárias como fez no caso das rachadinhas na Câmara. A população de Itapetinga espera resultado e não deseja que tudo acebe em pizza como fez com o caso dos assessores laranjas da Câmara.