Médico Rubens Moura se diz surpreso com acusações de abuso sexual

Médico Rubens Moura se diz surpreso com acusações de abuso sexual

O médico Rubens Moura, esclareceu em entrevista a rádio Fascinação que os pacientes que o acusa de abuso sexual desconhecem o procedimento ginecológico.  

Médico Rubens Moura se diz surpreso com acusações de abuso sexual
Médico ginecologista Rubens Pereira Moura, concede entrevista após vim a tona acusação de abuso sexual.

Em uma entrevista ao programa Sertão Moderno do apresentador Edilson Lima na Radio da Fascinação, concedido na manhã quarta-feira (6), e ido ao ar nesta quinta (7), o médico ginecologista Rubens Pereira Moura, se diz surpreso das acusações de abusos sexuais em pacientes.

O caso veio à tona em um programa de rádio na própria emissora da cidade em que o médico Moura concedeu entrevista, como também, foi impulsionado na mídia estadual pelo responsável do programa Delegacia Especial de Atendimento à Mulher móvel da Secretária de Segurança Pública.

As supostas pacientes que teria sido vitimas do médico ginecologista acusaram Dr. Rubens Moura de ter feito procedimento não condizentes com a prática da boa medicina, com acusações de toque na vagina e seios além de terem sido beijadas pelo médico.

Na entrevista, Rubens Moura de uma carreira médica de 33 anos na profissão desqualificou as queixas das pacientes e afirmou desconhecer o teor das acusações contra ele, e disse ainda, que não foi notificado oficialmente sobre as acusações de abuso sexual.

As acusações mais graves contra o médico pelas pacientes são praticamente uniformes. No Boletim de Ocorrência (BO), os relatos vão da introdução de dedo na vagina a caricia nos seios com pedido de beijos. Rubens esclareceu que o procedimento do toque vaginal, assim como, nos seios faz parte do procedimento de exames médicos em pacientes, a prática é padrão e aceitável pelos órgãos de medicina: “o toque é necessário para diagnosticar e tratar as doenças no útero, ovário e vagina, e também as mamas”.

Rubens Moura deu exemplo sobre o procedimento do toque em outra área, a do urologista, que faz o toque retal para identificar possível doença da próstata em homens, e que o método na mulher seria idêntico. 

O ginecologista esclareceu também sobre uma das acusações das pacientes, posição na marca a pedido do médico, em que as pacientes afirmam ser fora do padrão. Rubens, disse que mudança de posição em cima da maca é comum para melhor diagnóstico como também, para introdução de aparelho ginecológico na vagina e falou que a mulher com as nádegas para cima faz parte do procedimento médico. “se uma paciente se sentisse incomodada que o alertasse que ele esclareceria o porquê do procedimento” disse Ruben Moura

Sobre acusações de que o médico teria beijado as pacientes, Rubens Moura disse que faz parte sua índole beijar as pessoas de todas as idades; na testa, rosto e nas mãos e que isso ajuda a interagir melhor com suas pacientes e que jamais desviou de seu caminho ético de uma profissão de mais de 30 anos. 

O médico Rubens Moura, se diz esta tranquilo para enfrentar acusações de suas ex-pacientes de abuso sexual. Moura afirmou que esta com viagem marcada para São Paulo para uma cirurgia na coluna e que estaria à disposição das autoridades para todos os esclarecimentos sobre o caso, assim que retornar do seu procedimento cirúrgico.

Com as primeiras noticias vindo a público sobre o suposto abuso sexual praticado pelo médico Rubens Moura, a equipe do IDenuncias teve cautela e não publicou sobre o caso. 

A equipe identificou um vazamento proposital à imprensa das acusações contra o ginecologista feito por ex-pacientes que fora registrados na Delegacia Móvel da Mulher com finalidade de promover o programa da Segurança Pública da Bahia voltada a mulheres. As queixas foram registradas no inicio na semana, se quer, até a divulgação o inquérito não havia sido instaurado para apurar as acusações, mesmo assim, o médico Rubens Moura já foi condenado pela população antes mesmo de apresentar sua defesa.