Vereadores do MDB podem perder mandatos se seguirem o prefeito Hagge no apoio a ACM Neto

Vereadores do MDB podem perder mandatos se seguirem o prefeito Hagge no apoio a ACM Neto

Diretório municipal do MDB de Itapetinga foca no prefeito Rodrigo Hagge e não orientar vereadores sobre que rumo tomar após a legendar apoiar o PT na Bahia. 

Vereadores do MDB podem perder mandatos se seguirem o prefeito Hagge no apoio a ACM Neto
Encontro do Diretório Municipal de Itapetinga que reafirmou o apoio de Rodrigo Hagge (MDB) a ACM Neto a governador da Bahia. 

Em uma reunião convocada na quarta-feira (6) pelo Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Itapetinga, para debater a manutenção do apoio do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) a candidatura de ACM Neto (União Brasil) a governador da Bahia, após a legenda decidir seguir caminho inverso lançando a candidatura de vice-governador na chapa do PT encabeçado pelo desconhecido Jerônimo Rodrigues. 

No encontro, pedidos para o prefeito de Itapetinga deixar a legenda partidária não faltaram. Mas antes do inicio da reunião, claro, uma pausa para os políticos com mandatos e bajuladores em cargos de confiança na Prefeitura, tirarem aquela self com os Hagges. Depois da sessão de puxa-saquismo, o inicio do encontro onde muitos esperavam ouvir do prefeito Hagge, o seu posicionamento sobre a quem apoiar: o candidato do PT ou União Brasil? Rodrigo Hagge decidiu mante se ao lado de ACM Neto na eleição estadual. 

O alivio dos filiados com o posicionamento do prefeito Hagge de seguir o Carlista foi sentido no encontro, porém deixou os vereadores do MDB local na Câmara de Itapetinga às cegas e sem rumo, se perguntado para onde eu vou quando o MDB estadual oficializar em convecção o apoio ao candidato do PT?

Decisão de Geddel de aliar ao PT impede prefeito Hagge de subir no palanque de ACM Neto
Decisão de Geddel de aliar ao PT impede prefeito Hagge de subir no palanque de ACM Neto (VEJA AQUI)

E pelo jeito os vereadores: Peto, Tarugão, Luciano Almeida, Manu Brandão e João Deus ficaram sem respostas, afinal, o foco era o prefeito de Itapetinga que mesmo apoiando um candidato que não seja de sua legenda é imune a perda do cargo. Sem uma orientação clara do Diretório Municipal sobre que caminhos e cuidados os vereadores terão que tomar daqui para frente com a definição do MDB estadual de seguir o PT. Os vereadores emedebistas de Itapetinga poderão perder os seus mandatos se não seguirem a decisão do Diretório Estadual de apoiar o candidato petista. A legislação define que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos, e em caso de expulsão a legenda requer a vaga legislativa.

O diretório do MDB de Itapetinga é hierarquicamente inferior em tomadas de decisões e é obrigado a seguir orientações da estadual ou federal, qualquer rumo em direção errática comprometerá os mandatos dos seus vereadores. E é justamente esse rumo na eleição estadual que o MDB local deixou de fazer no encontro, o que está permitindo vereadores emedebistas irem as redes sociais declarem apoio a ACM Neto, achando que o diretório municipal tem autonomia para isso.