Demissão de Trindade da Educação e o jogo duplo do prefeito Hagge na eleição

Demissão de Trindade da Educação e o jogo duplo do prefeito Hagge na eleição

Aposta do prefeito de Itapetinga com demissão é colocar o ex-secretário Geraldo Trindade na eleição 2024, em caso de derrota de ACM Neto. 

Demissão de Trindade da Educação e o jogo duplo do prefeito Hagge na eleição
Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge deixou a entender que demissão do secretário de Educação Geraldo Trindade foi pela participação em eventos petista.  

O episódio da demissão do secretário municipal de educação Geraldo Trindade (PSC), na segunda-feira (30), após participação do gestor educacional em evento petista um dia anterior, deixa nos bastidores da política em Itapetinga uma gigantesca interrogação do que se pode levar a sério, ou não, na administração Rodrigo Hagge (MDB), quando o assunto é garantia de aliança política. 

Na eleição municipal de 2020, o pedido demissão do secretário Geraldo Trindade em data de desincompatibilização do cargo a tempo de disputar a vaga de vice-prefeito causou estranheza. Trindade havia deixado o antigo DEM, hoje União Brasil para ter o seu próprio partido o PSC, na troca, desidratou a legenda Democrata do ex-prefeito José Otavio Curvelo e do vice-prefeito Renan Pereira. A manobra do ex-secretário evidenciava o desejo de ser vice-prefeito de Rodrigo Hagge na eleição passada.

O desejo do secretário de Educação que estava de olho na vaga da vice de Renan era considerado insano, pois havia uma aliança de lideranças entre José Otavio e Michel Hagge difícil de ser quebrada naquelas alturas, e na época, ninguém estendeu a jogada de Trindade de deixar a secretaria municipal para concorrer a o que? No ninho da ex-legenda Democrata as suspeitas que o prefeito Hagge estaria por trás tentando um golpe contra o vice-prefeito Renan Pereira, mas algo teria dado erro. Pereira seguiu para reeleição e Trindade sem o emprego. 

Nos últimos meses o prefeito Rodrigo Hagge, tenta bajular todos os candidatos a governador, seja que partido for o gestor municipal sempre mobilizou sua tropa a esta presente em visitas destes candidatos estaduais. Fato que ficou evidenciado no evento da Exposição Agropecuária realizado no início de maio deste ano. 

A visita de ACM Neto e João Roman a Itapetinga, tiveram a tropa de choque do prefeito Hagge presente no ato de visitação dos pré-candidatos a cadeira de comando do Palácio de Ondina.  Na do PT de Jerônimo Rodrigues discrição, mas como uma formiguinha causando coceiras para o prefeito esta na visita do petista ao município. 

O jogo duplo de Hagge de agradar e abraçar todos estava escancarado na Exposição Agropecuária do município, fato que chamou atenção após bons amigos em adversários políticos que acabou constrangendo sua base de vereadores aliados na Câmara de Itapetinga. 

Mas, vamos aos fatos! O que fazia Geraldo Trindade em um evento petista com o candidato a governador Jerônimo Rodrigues, principal adversário de ACM Neto na eleição deste ano, já que seu partido, o PSC esta coligado a pré-campanha Carlista? 

Ingenuidade política? Isso, podemos afirma que não. O ex-secretário teve a competência de esvazia seu antigo partido atraindo ex-filiados do antigo Democrata de José Otavio para sua legenda provocando uma crise de filiados no Democrata. Deixou o cargo para disputa a vaga de vice-prefeito garantida a Renan Pereira. Tudo isso, debaixo do nariz do prefeito Rodrigo Hagge, sem qualquer reação do gestor Municipal em plena eleição.

Agora, considerada de menos gravidade o prefeito Hagge decide milagrosamente reagir diante a presença de Geraldo Trindade em eventos petista no domingo, ao demiti-lo quase sumariamente e como substituto a vaga de Trindade quase instantaneamente, chamando o secretário do Meio Ambiente Fabio Viana Santos para ocupar a pasta da educação. 

Jogo duplo de Hagge para eleição 2022 é percebido por ACM Neto e confunde gabirabas (VEJA AQUI)

O detalhe curioso nessa história mal contada, é que os decretos de exoneração e nomeação foram publicados na mesma hora, sinalizado que há algo que não foi dito com clareza. Geraldo Trindade deve tomar caminhos petista onde está o MDB de Hagge, que esta como vice-governador na chapa de Jerônimo Rodrigues, um movimento que deve agradar os Vieiras Lima. Mas porque Trindade, se não tem alcance político que possa angariar e atrair votos? 

Tá, difícil entender os movimentos de morde/assopra do prefeito Hagge nesse pleito. Mas não resta dúvida que tem tudo haver com a eleição 2024. Perguntas serão respondidas depois da eleição, se Trindade retorna a pasta da Educação após pleito, aí sim, poderemos acreditar em golpe interno contra Renan Pereira. Mas isso vai depender do resultado da eleição. Se ACM Neto faturar, o vice-prefeito é o nome prefeituravel, mas se perder, o caminho de Trindade será aberto por Rodrigo Hagge.