Vereadores de Hagge querem voto secreto nas contas rejeitadas do prefeito, mas temem que justiça anule

Vereadores de Hagge querem voto secreto nas contas rejeitadas do prefeito, mas temem que justiça anule

Vereadores aliados de Rodrigo Hagge na Câmara já temem revés na justiça se seguirem com votação secreta nas contas públicas  do prefeito. 

Vereadores de Hagge querem voto secreto nas contas rejeitadas do prefeito, mas temem que justiça anule
Vereadores de Itapetinga não querem se expor em votação aberta no julgamento das contas rejeitadas do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) pelo TCM.

Se há algo que os vereadores governistas aliados de Rodrigo Hagge (MDB), na Câmara Municipal de Itapetinga, desejam nesse momento, é se livrar o mais rápido possível do julgamento das contas rejeitas 2018 do prefeito pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), para evitar mais desgaste político com acusações de conivência com as irregularidades do gestor nas contas públicas, no qual pretendem mudar no plenário do Legislativo entendimento de contas rejeitadas para aprovadas. 

Mas para isso, os vereadores do prefeito na Câmara de Itapetinga querem manter tudo escondidinho, sem dá as caras em uma votação secreta para não se expor com a população e TCM, já que intensão é derrubar a decisão do Tribunal de Contas, ao votar em ‘parecer’ mal elaborado por advogados do prefeito e entregue a vereadores, que acusa o TCM de ter cometido supostos erros gesseiros nas auditorias, que levou a rejeição das contas de Rodrigo Hagge na Prefeitura. 

Sob coleiras, vereadores devem afrontar TCM para livrar prefeito Hagge das contas rejeitadas, na quarta (18)
Sob coleiras, vereadores devem afrontar TCM para livrar prefeito Hagge das contas rejeitadas, na quarta (18) (VEJA AQUI)

Com julgamento político marcado para amanhã (18), no plenário do Legislativo, deu um nó nas cabeças dos vereadores e na equipe do prefeito que auxilia a base governista sobre que procedimento adotar no processo de votação nas contas rejeitadas, se será fechada ou aberta. O problema é que ninguém chega a um consenso, porém, temem que se realizarem uma votação secreta a justiça possa anular a sessão, algo que os vereadores não cogita passar por novo desgaste político.  

Para os vereadores mais leigos, que são maioria no Parlamento de Itapetinga, acreditam que o Regimento Interno, um decreto legislativo, dá autonomia e autoriza a votação secreta e que a justiça não interferiria já que os poderes são independentes. Ao se apegarem com a Constituição Federal, os coleirados vereadores do prefeito ignoram a existência de uma emenda constitucional que aboliu a prática do voto secreto nas Casas Legislativas do Brasil que só permite em casos: de eleição de Mesa Diretora e no Senador Federal nas escolhas de Ministros de Cortes. 

As incertezas sobre método de votação será decida nesta quarta-feira, pela presidente da Câmara Valquirio Lima (PSD), o Valquirão que irá conduzir o processo de julgamento. Aliados do chefe do Legislativo aconselham a cumprir regras constitucionais e esquecer as normas municipais que estão desatualizas para não ter problema com a justiça. E alertaram Valquirão sobre os ganhos e benefícios com votação aberta onde o presidente não vota, mas votaria em caso de secreta.

Os planos de votação secreta nas contas rejeitadas do prefeito Hagge, era unanimidade entre os vereadores governistas que não desejavam se expor, ajudando à acobertar as irregularidades do gestor que infligiu a Lei de Responsabilidade Fiscal com gastos excessivo com pessoal em folha de pagamento além de outras malfeitos encontrados pelo TCM. Agora, esse mesmos vereadores estão de saia justa, se votar em segredo poderão se anulados pela justiça, e terem que dá as caras em uma próxima votação, e se votarem em aberto receberam duras criticas. Mas o mato sem cachorro parlamentar, não deve feri-los já que sempre há uma vantagem ofertada pelo prefeito na Prefeitura. Eles são caras-de-pau mesmo! Fazer o que.