A estranha reação de um vereador após IDenuncias revelar reajuste nas passagens de ônibus em Itapetinga

A estranha reação de um vereador após IDenuncias revelar reajuste nas passagens de ônibus em Itapetinga

Vereador Tuca da Civil ataca o site de denuncias por torna público reajuste de 23% nas passagens de ônibus coletivo.

A estranha reação de um vereador após IDenuncias revelar reajuste nas passagens de ônibus em Itapetinga
Suspeitas que o vereador Tuca da Civil (republicano), tentou levar alguma vantagem na proposta de reajuste nas passagens de ônibus pela empresa da Viação Itapetinga. 

É preciso medir a intensidade e o grau de cinismo de um dos vereadores da Câmara de Itapetinga na sessão plenária da quarta-feira (22), quando parlamentares chegaram acusar o IDenuncias de propagar fake news ao ter revelado o reajuste nas passagens do ônibus, e que teria no Legislativo um espécies de espião para vazar informação ao site de denuncias.

Ora, que raios é esse, que no Parlamento de Itapetinga tenha que haver processo de tramitação de matérias legislativas ocultas sem que o cidadão não tenha conhecimento que será votado na Câmara Municipal. Pela Constituição Federal, é obrigatório as casas legislativas do país dá transparência e publicidade em todos os atos, que veda à agentes políticos manter sob sigilo atos legais, que no nosso caso, o reajuste nas passagens de ônibus pela Viação Itapetinga. 

Vereadores devem votar reajuste no preço da passagem de ônibus em Itapetinga
Vereadores devem votar reajuste no preço da passagem de ônibus em Itapetinga (VEJA AQUI)

Mas infelizmente existe vereador desavisado e aloprado capaz de cobrar do presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, providencia legal para descobrir que é o IDenuncias. Após vim à tona uma publicação de um parecer da comissão que iria para votação em plenário na quarta-feira (22) e suspensa para próxima sessão, o reajuste na passagem de transporte coletivo de ônibus.

A própria equipe do IDenuncias que tem responsabilidade ao assumir uma postura em prol de Itapetinga, havia se posicionado favorável ao reajuste por questão de sobrevivência da empresa de transporte coletivo que sofre com frequentes reajustes dos combustíveis, e há anos não repassar esse reajuste para os passageiros. A empresa anunciou que hora, fecha as contas no azul, outra, no vermelho. A proposta eleva atuais R$ 3,25 para 4 reais.

Fala de Neto Ferraz sobre assessor fantasma e obrigação de ponto eletrônico irrita vereadores (VEJA AQUI)

Mas, o vereador Antônio Carlos Gomes (republicano), o Tuca da Civil, mais conhecido pelos colaboradores do site como: o Tuca Lero Lero uma referência ao personagem cômico falastrão da Escolhia do Professor Raimundo, o Rolando Lero. O Tuca, desprovido de conhecimento achou que poderia apontar sua artilharia aloprada para IDenuncias sem ates avaliar as consequências de sua desastrosa fala contra o site. 

Tuca esbravejou em plenário da revelação do aumento da passagem de ônibus, no qual os membros da comissão de Orçamento e Contas da Casa, no qual ele faz parte, havia mantido sob segredo e tratado na noite da sessão da quarta de notícia fake news. Porém os aloprados vereadores da tal comissão: João de Deus (MDB), Helder de Bandeira (PSC) e próprio Tuca da Cível não tiveram conhecimento que a Câmara já havia publicado no sistema público SAPL, o parecer em conjunto das comissões de Orçamento e Justiça que dava aval ao reajuste com base na planilha da Viação Itapetinga. Apenas, o IDenuncias teve informações de fonte interna das comissões com documentação que apontava para uma pauta de votação na quarta-feira, 22 para apreciação dos vereadores em plenário da proposta de reajuste de 23% nas passagens coletiva e inter-urbana. No qual os membros negam descaradamente que tenham citado o reajuste do transporte durante a reunião. 

Sistema público da Câmara de Itapetinga, SAPL, havia publicado a proposta de reajuste da Viação Itapetinga em 2 junho, a comissão emitiu parecer no dia 22 de junho/2022.

A reação desprovida do vereador Tuca da Civil que insistiu no discurso de sempre falar a verdade, despertou estranheza na equipe do IDenuncias, que resolveu apurar o comportamento desiquilibrado do parlamentar republicano. Veja vídeo que circula nas redes sociais do vereador na sessão da quarta:


Existe na Câmara de Itapetinga uma narrativa antiga que é de conhecimento de todo Parlamento e de ex-vereadores que passaram pela Casa. Que no passado, não tão distante, para reajustar os preços da passagem de ônibus coletivo, vereadores costumavam fazerem frequentes visitas à empresa de transporte na época à ‘Expresso Itapetinga’ e até atual, na busca de estranhos envelopes recheados. Talvez essa estranha narrativa tenha atiçado a turma parlamentar de hoje, a atacar o site, que provavelmente tenha melado um futuro arrego coletivo. 

O vereador Tuca vem agindo na Câmara de Itapetinga como se estivesse em exercício de função de policial civil, que costuma esculachar cidadãos pobres e dá tratamento diferenciado a pessoas endinheiradas. Só que no Parlamento ele é um cidadão público e está exposto as criticas públicas, se não aguenta, pede a renúncia do cargo, assim, fará um grande favor a população de Itapetinga.