Depois do arrasta-pé no São João, Prefeito Hage deve sambar no TCM com contas rejeitadas 2020

Depois do arrasta-pé no São João, Prefeito Hage deve sambar no TCM com contas rejeitadas 2020

Com contas rejeitadas 2018 e 2019. Em julho, o TCM deve sortear Itapetinga para auditar contas 2020 do prefeito Rodrigo Hagge que consta excesso de gastos com pessoal.  

Depois do arrasta-pé no São João, Prefeito Hage deve sambar no TCM com contas rejeitadas 2020


Depois das festividades juninas, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM) deve sortear Itapetinga como próximo município a ser auditado. E segundo prognósticos de analistas de contas públicas a gestão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), deve receber mais um cartão vermelho do TCM em suas contas 2020, ano da reeleição que o conduziu para o segundo mandato na Prefeitura.

E pelas informações obtidas pelo IDenuncias, o prefeito Hagge não deve escapar do tri de contas rejeitadas. Com as 2018 e 2019 carimbadas por irregularidades, e última auditada e sendo investigadas pelos Ministérios Públicos: federal e estadual por suspeita de corrupção a pedido do TCM da Bahia. O prefeito deve passar por mais um reconhecimento de mau-gestor público nas suas contas 2020 do município. 

Contas do prefeito Hagge voltam a ser rejeitadas e TCM pede investigação
Contas do prefeito Hagge voltam a ser rejeitadas e TCM pede investigação (VEJA AQUI)

O ano eleitoral 2020 obrigou prefeito Rodrigo Hagge, a manter na Prefeitura uma massa de servidores contratados e cargos de confiança, que consumiram muito além da porcentagem exigida pela Lei de Responsabilidades Fiscal (LRF) com gastos de limite com pessoal que é 54%. A explosão nos gastos de folha de pagamento na gestão em ano de eleição deve ter superados muito além dos 66%, isso, em uma previsão otimista.

O prefeito Hagge que buscava a reeleição a todo custo, teve o azar da crise sanitária que levou o pleito de primeira semana de outubro para 15 de novembro. Praticamente, dois meses a mais nos cálculos de Hagge, que foi obrigado a não demitir servidores por temor de represália nas urnas. O prefeito só efetuou as demissões em dezembro/2020, não dando muito prazo para reduzir em porcentagem os gastos com folha de pagamentos de toda administração, e assim, tentar cumprir a lei fiscal.

O prefeito Hagge só será beneficiado nas auditorias do TCM, com não cumprimento dos gastos com educação, flexibilizada pelo Congresso Nacional da LRF, que vetou punição a gestores que não cumpriram a meta de 25% de gastos na educação, já que as escolas no período da pandemia estavam todas fechadas e não havia como aplicar todos os recursos na área educacional.

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas (VEJA AQUI)

Na Câmara de vereadores de Itapetinga, o prefeito Hagge com maioria absoluta de aliados, já conta com segundo perdão de suas contas públicas rejeitadas 2019. Contas essas, suspeitas de corrupção. Os vereadores governistas que foram criativos ao perdoar em plenário do legislativo as contas 2018 de Hagge, ao justificar descaradamente supostos erros grosseiros dos conselheiros do Tribunal de Contas da Bahia ao derrubar a rejeição, certamente terão a mesma cara-de-pau de apontar novos erros de cálculos, mesmo que esses suposto erros estejam sob investigação nos ministérios públicos do país com suspeitas graves de desvios de verbas públicas.