Na Teia: Vereadores desgarrados, ameaça Hagge, arrego parlamentar e fim da chantagem na Câmara

Na Teia: Vereadores desgarrados, ameaça Hagge, arrego parlamentar e fim da chantagem na Câmara

Bastidores do Poder em Itapetinga 

Por dentro dos bastidores da Política em Itapetinga - Bahia

 Desgarrada parlamentar;

Vida de governista em Itapetinga não é nada fácil, há quem diga os vereadores da base aliada do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), na Câmara de Itapetinga. Mal a turma colou as manguinhas de fora, o prefeito quer tricotar o pessoal com mandato após os parlamentares tomarem rumos na eleição que deixou o gestor municipal há vê navios, e pior, com um deputado estadual pesadão de voto.  Por gosto de alguns vereadores, o Pedro Tavares (União Brasil) é carta fora do baralho. A desgarrada no prefeito pode esta ligado ‘acertos por fora’ de vereadores com deputados estaduais, mas só que o chega prá-la em Hagge não é de graça, por trás dos apoios a deputados a existência de alguns ‘lobos guarás’ na toca bolsau, se é que me entende. 

Não gostei! Agora ameaço;

Como vereadores de Itapetinga gostam de ‘lobos guarás’, o prefeito Hagge que esperava a lealdade de sua base sem pedir o apoio a seu deputado Pedro Tavares, viu a turma governista pega rumo e abraçar outras candidaturas estaduais sem consulta-lo. O líder que acha que é líder, pensou que era seu avô Michel Hagge na Prefeitura que dizia com quem estaria e os parlamentares o seguia. Não foi o caso de Rodrigo Hagge que explodiu ao saber que vereadores decidiram pela autonomia de apoiar deputados em troca de ajuda financeira a reeleição no pleito de 2024, um compromisso difícil do atual prefeito cumprir, afinal, ele não é mais candidato e estará fora do poder no final de dezembro/2024. 

Deu a louca no Saruê;

A notícia que teria poucos vereadores para eleição de Pedro Tavares em Itapetinga irritou o prefeito que partiu para tudo ou nada. Ameaçou vereadores que firmaram compromissos com candidaturas estaduais. E mandou um duro recado aos parlamentares: “estarão comigo, ou irão perder cargos na Prefeitura.”

Sinais de resistência;

O prefeito Hagge fez questão que sua ameaça a vereadores chegasse em tom alto e claro. E a primeira vítima foi o vereador Helder de Bandeira (PSC), que firmou compromisso com a candidata estadual Katia Bacelar, mas parece que até o momento, o vereador do Distrito de Bandeira mostrou ter sangue no olho, retrucou os bajuladores do prefeito ao mandar outro recado ao chefão da Prefeitura: “sou homem de palavra”. 

O arrego; 

O mesmo não se deve esperar do vereador emedebista Eliomar Barreira, o Tarugão, que deu sinais de frouxar antes mesmo que o recado do prefeito chegasse a ele. Tarugão firmou apoio à candidatura de Paulo Câmara e discursou eloquentemente em defesa do apoio, isso, na semana passada, ontem (30/7), mudou o discurso que poderia está com Pedro Tavares. Uma mudança repentina e surpreendente de um político com independência financeira. Caso raro de se vê.

Sem arrego; 

Já o parceiro de partido e Câmara de Tarugão, o vereador emedebista Luciano Almeida, mostra uma postura para quem busca se firmar na política itapetinguense. O galego do zói azul, tá com Paulo Câmara e não muda sua posição selada no último domingo (24) no Parque de exposição na presença da classe empresarial e pecuarista de Itapetinga.   

Balança, mais cai?

Está também na mira do prefeito, o vereador Lero Lero, o Tuca da Civil (republicano), que levou uma rasteira na Câmara após o presidente Valquirão, usar sua prerrogativa e retirar praticamente o direito de pita na gestão. Tuca que afirma ser um vereador independente andou flertando apoio à candidatura de Katia Bacelar, e até o momento mantem firme com a deputada, mas até quando não sabemos. 

Fim da chantagem;

O IDenuncias, andou antecipando os movimentos do presidente da Câmara de Itapetinga Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, ao publicar os caminhos que o chefe do Legislativo iria tomar com a seguidas ameaças do então 2º secretario da Mesa Diretora, vereador Tuca da Civil (republicano) em retaliar a gestão com recusa em assinar cheques e autorizar contratação por parte do presidente. Não deu outra, Valquirão baixou decreto nomeando o 2º secretário vereador emedebista Peto a chancelar pagamentos e contratações. A manobra de Tuca com aval do vereador licenciado Neto Ferraz desmoronou, assim, como também as chances que em futuras gestões essa aberração volte acontecer na Câmara. Há quem diga o vereador João de Deus (MDB), se confirmar seu nome em uma eleição verdadeira como próximo presidente estará livre das ameaças e retaliações de seus colegas de Mesa. Azar mesmo, terão os vereadores que firmaram acertos e compromissos com o ex-presidente e agora, terão dúvida se serão cumpridas.