Retaliação de Tuca deve obrigar Valquirão nomear servidora para assinar cheques da Câmara. Entenda

Retaliação de Tuca deve obrigar Valquirão nomear servidora para assinar cheques da Câmara. Entenda

Recusa do vereador Tuca da Civil em assinar cheques de pagamentos na Câmara de Itapetinga, pode levar o presidente a dá poderes a tesoureira a ser mais uma fonte pagadora no Legislativo.

Vereador Tuca da Civil como 2º secretário tem hoje exclusividade nas assinaturas de cheques para pagamentos após licenciamento do vereador Neto Ferraz que recusa a renuncia a 1º secretária da Mesa Diretora da Câmara de Itapetinga.

No inicio dos anos 2000, uma confusão na Câmara de Itapetinga obrigou o então presidente Juraci Nunes de Oliveira (PDT) a levar para o plenário a criação do cargo de 3º secretário da Mesa Diretora, para evitar um escândalo no Poder Legislativo. Como não existia na época uma imprensa independente as pessoas fora dos bastidores da política itapetinguense não sabia o que fato estava acontecendo na Câmara. 

Juraci Nunes estava sofrendo pesada retaliação dos seus colegas vereadores de secretaria de Mesa Diretora que recusavam assinar cheques, por trás da negação, uma série de cobranças sobre supostos acertos ‘maliciosos’, que o então presidente vinha recusando a cumprir com o 1º e 2º secretários. Na época, pagamentos a prestadores de serviços e funcionários do legislativo atrasavam por conta da disputa que incluía a combinação dos secretários para pressionar o então presidente a cumprir os supostos acertos que o teria levado a presidência do Legislativo. Assim, reza a história.

E tudo indica que o obscuríssimo do passado volta o rondar a Câmara de Itapetinga, 22 anos depois. Quando o 2º secretario Antônio Carlos Gomes/Republicano (Tuca da Civil), vem intimidando prestadores de serviços e funcionários do legislativo a não ceder autorização de pagamentos que dependa de sua assinatura. 

Até o momento, o IDenuncias não identificou quais razões e motivos que estão por trás da negação, mas se sabe que há uma combinação com o vereador licenciado da Câmara, Neto Ferraz (PSC) que mesmo sendo atual chefe do Trânsito de Itapetinga após deixar a vereança pela autarquia municipal vêm recusando a renunciar a função de 1º secretário da Mesa de Diretora para dá exclusividade a Tuca da Civil nas assinaturas de cheques da Câmara para liberação de pagamentos.

Fontes, afirmam que o presidente Valquirio Lima (PSD), o Valquirão, recusa qualquer proposta que possa beneficiar vereadores internamente, e mandou duro recado ao vereador Tuca, que não aceita ameaças e que sua paciência tem limites. Se houver a recusa de assinar cheques que vem a comprometer a integridade do Legislativo, anunciará nos próximos dias a nomeação da tesoureira da Casa, uma funcionária de carreira a ser a nova chanceladora de quitação de débitos do Legislativo, e levará a público os motivos da nomeação através de Decreto Municipal, já que as leis internas não define exclusividade de parlamentares assinarem cheques como fonte pagadora.

A prática de um servidor de carreira do Legislativo assinarem ordem de pagamento ao lado presidente é comum na maioria das Câmaras e Assembleias Legislativas do país, onde geralmente assinaturas são acompanhadas. Com avanço do sistema informatizado como na maioria das Casa Legislativas o presidente apenas autoriza a ordem de pagamentos que são feitas online. Sinais que a Câmara de Itapetinga ainda está na idade da pedra em pagamentos a prestadores de serviços para ter a necessidade de assinaturas em cheques de um dos vereadores para quitação de débitos, já que o único responsável direto pela gestão, caso há irregularidades, é do presidente da Câmara.    

Cinismo ou cara-de pau? A arte do vereador Tuca no ‘parecer do perdão’ a Hagge sobre contas rejeitadas
Cinismo ou cara-de pau? A arte do vereador Tuca no ‘parecer do perdão’ a Hagge sobre contas rejeitadas (VEJA AQUI)

Parece que o vereador Tuca da Civil ainda não se sintonizou onde está, e qual é seu verdadeiro papel de legislador na Câmara de Itapetinga. O vereador do republicano que é policial civil age como se a Casa do Povo fosse um poleiro de galinhas onde as raposas fazem a festa quando o dono vai dormir, sob desfaçatez que é um fiscalizador público ao ampliar seu olhar sobre as finanças da Câmara, enquanto joga a sujeirada do prefeito Rodrigo Hagge para debaixo do tapete em contas rejeitadas pelo TCM suspeitas de corrupção.  Estaremos de olho!

O IDenuncias dispõem do e-mail idenuncias@yandex.com para defesa do vereador.