No Ipec ACM Neto cai 1 ponto, jerônimo fatura na questão racial , mas perde no 1º turno

No Ipec ACM Neto cai 1 ponto, jerônimo fatura na questão racial , mas perde no 1º turno

Pesquisas Ipec e Datafolha revelam queda de ACM Neto mas dentro da margem de erro, o carlista ainda mentem chances de vencer no 1º turno. 

No Ipec ACM Neto cai 1 ponto, jerônimo fatura na questão racial , mas perde no 1º turno
Queda de ACM Neto (União Brasil) dentro da margem de erro não retira perspectiva de vitória no 1º turno.

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) caiu nove pontos percentuais e agora tem 47% das intenções de voto na disputa pelo governo da Bahia, segundo pesquisa Ipec divulgada nesta sexta-feira (23). Candidato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jerônimo Rodrigues (PT) cresceu 19 percentuais desde o último levantamento, divulgado no dia 26 de agosto, e agora é citado por 32% do eleitorado.

A queda de ACM Neto nas pesquisas ocorre após episódio da polêmica racial. ACM Neto e sua vice, a empresária Ana Coelho (Republicanos), estão sendo acusados de fraude por terem se declarado pardos à Justiça Eleitoral. O caso ganhou nova dimensão após o candidato do União Brasil questionar os critérios do IBGE para classificação de raça no Brasil em uma entrevista a uma TV local. 

A campanha de Jerônimo, ex-secretário estadual de Educação, aposta na polêmica para impulsionar a virada do petista. A equipe do candidato acredita que nem será preciso mais tratar do tema de forma direta, visto que está havendo uma mobilização espontânea de censura ao comportamento do candidato do União Brasil.

O ex-ministro João Roma (PL), candidato de Jair Bolsonaro (PL) na disputa, tem 6% de intenções de voto, oscilação de um ponto para baixo na comparação com o último Ipec. Marcelo Millet (PCO) aparece com 1% (tinha 2%). Kleber Rosa (PSOL) se manteve no mesmo patamar de 1%. Giovani Damico (PCB) não pontuou nas duas pesquisas.

Brancos e nulos somam 4%. E 8% não souberam ou preferiram não responder. Segundo o Ipec, 66% dos eleitores afirmam que sua decisão de voto é definitiva. Outros 33% dizem que podem mudar de candidato até o dia da eleição.

Semelhança do levantamento Ipec com Datafolha divulgado esta semana, coloca ACM Neto em queda, porém estável, mantendo a chances do carlista vencer 1º turno. O ritmo de queda lento de Neto e crescimento oscilando para cima do petista Jerônimo de 2 pontos sinaliza que ambos chegaram ao teto.   

Em 7 dias, ACM Neto cai 1 ponto soma 48% e Jerônimo sobe 3 e vai a 31%, diz Datafolha
Em 7 dias, ACM Neto cai 1 ponto soma 48% e Jerônimo sobe 3 e vai a 31%, diz Datafolha (VEJA AQUI)

O Ipec ouviu 1.504 pessoas, entre os dias 20 e 22 de setembro, em 72 cidades do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BA - 05576/2022 (TRE) e BR - 04999/2022 (TSE).