Empate entre Jerônimo e ACM Neto empolga, mas votos do petista é de Lula

Empate entre Jerônimo e ACM Neto empolga, mas votos do petista é de Lula

Pesquisa que aponta empate entre Jerônimo e ACM Neto dá fôlego a Calistas, mas maioria sabem que os votos são de Lula é o ex-presidente obteve quase 70% na Bahia. 

Empate entre Jerônimo e ACM Neto empolga, mas votos do petista é de Lula
Na primeira pesquisa após 1º turno Jerônimo Rodrigues (PT) em queda e ACM Neto (União Brasil) cresce quase 7 pontos. 

A pesquisa sobre o governo da Bahia divulgada pelo instituto Real Time Big Data na quinta-feira (13), mostra um empate entre os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). O petista e o ex-prefeito de Salvador tem 47% dos votos totais, e margem estreita de brancos e nulos e de indecisos somam 6%.

A matemática que empolga os Carlistas e faz ACM Neto subir quase 7 pontos na pesquisa em comparação ao resultado nas urnas de 40,80%, não leva tanta preocupação para os petistas baianos que sabem que os votos de Jerônimo Rodrigues (PT) são provenientes de Lula, o que demonstra cada vez mais, que o petista baiano é ruim de atrair voto para sí mesmo.

Com 49,45% dos votos validos na Bahia, Jerônimo Rodrigues só não liquidou a fatura no 1º turno por 0,55% pouco mais de 30 mil votos. A dificuldade de Jerônimo conquistar votos é gritante. Na comparação o que obteve nas urnas com o levantamento da Big Data, Jerônimo registra queda de quase 2 pontos percentuais dos seus votos no 1º turno. Isso é o tamanho da rejeição a candidatura, que depende exclusivamente do ex-presidente Lula para se eleger governador.

Ao ignorar voto LulACM Neto, Hagge leva público abaixo do esperado para comício em Itapetinga
Ao ignorar voto LulACM Neto, Hagge leva público abaixo do esperado para comício em Itapetinga (VEJA AQUI)

A montanha de votos de Lula na Bahia, quase 70%, não garantiu a vitória de Jerônimo Rodrigues, como a dos seus aliados no passado: Jaques Wagner e Rui Costas venceram no 1º turno na balada da onda 13. 

A extrema dificuldade do petista aflora em momento em que Jerônimo precisa manter o quadro estável para levar à candidatura a vitória no rastro dos votos de Lula. Na quinta, a recusa de Jerônimo em participar do primeiro debate do 2º turno na TV Aratu, a filiada do SBT, sinalizou outra dificuldade do petista, dele ser um péssimo orador. Para justificar sua ausência no debate Jerônimo escreveu nas redes que a TV Aratu "tem lado”

Ausência do Jerônimo Rodrigues (PT) no 1º debate do segundo turno
Ausência do Jerônimo Rodrigues (PT) no 1º debate do segundo turno levanta suspeita de temor de fraco desempenho do petista.   

Aconselhado a não participar de nenhum debate no 2º turno, Jerônimo não poderá se esconder por muito tempo, depois de comprovar que os votos de João Roma (PL), 9,08% 738.311 votos migraram naturalmente para ACM Neto. Garantir em Lula a vitória na Bahia, hoje, é um privilégio que o petista não tem neste momento.