Pesquisa que aponta empate entre Jerônimo e ACM Neto dá fôlego a Calistas, mas maioria sabem que os votos são de Lula é o ex-presidente obteve quase 70% na Bahia.
Na primeira pesquisa após 1º turno Jerônimo Rodrigues (PT) em queda e ACM Neto (União Brasil) cresce quase 7 pontos. |
A pesquisa sobre o governo da Bahia divulgada pelo instituto Real Time Big Data na quinta-feira (13), mostra um empate entre os candidatos Jerônimo Rodrigues (PT) e ACM Neto (União Brasil). O petista e o ex-prefeito de Salvador tem 47% dos votos totais, e margem estreita de brancos e nulos e de indecisos somam 6%.
A matemática que empolga os Carlistas e faz ACM Neto subir quase 7 pontos na pesquisa em comparação ao resultado nas urnas de 40,80%, não leva tanta preocupação para os petistas baianos que sabem que os votos de Jerônimo Rodrigues (PT) são provenientes de Lula, o que demonstra cada vez mais, que o petista baiano é ruim de atrair voto para sí mesmo.
Com 49,45% dos votos validos na Bahia, Jerônimo Rodrigues só não liquidou a fatura no 1º turno por 0,55% pouco mais de 30 mil votos. A dificuldade de Jerônimo conquistar votos é gritante. Na comparação o que obteve nas urnas com o levantamento da Big Data, Jerônimo registra queda de quase 2 pontos percentuais dos seus votos no 1º turno. Isso é o tamanho da rejeição a candidatura, que depende exclusivamente do ex-presidente Lula para se eleger governador.
Ao ignorar voto LulACM Neto, Hagge leva público abaixo do esperado para comício em Itapetinga (VEJA AQUI) |
A montanha de votos de Lula na Bahia, quase 70%, não garantiu a vitória de Jerônimo Rodrigues, como a dos seus aliados no passado: Jaques Wagner e Rui Costas venceram no 1º turno na balada da onda 13.
A extrema dificuldade do petista aflora em momento em que Jerônimo precisa manter o quadro estável para levar à candidatura a vitória no rastro dos votos de Lula. Na quinta, a recusa de Jerônimo em participar do primeiro debate do 2º turno na TV Aratu, a filiada do SBT, sinalizou outra dificuldade do petista, dele ser um péssimo orador. Para justificar sua ausência no debate Jerônimo escreveu nas redes que a TV Aratu "tem lado”.
Ausência do Jerônimo Rodrigues (PT) no 1º debate do segundo turno levanta suspeita de temor de fraco desempenho do petista. |
Aconselhado a não participar de nenhum debate no 2º turno, Jerônimo não poderá se esconder por muito tempo, depois de comprovar que os votos de João Roma (PL), 9,08% 738.311 votos migraram naturalmente para ACM Neto. Garantir em Lula a vitória na Bahia, hoje, é um privilégio que o petista não tem neste momento.