Internação do prefeito Hagge gera fake news a críticas em meio à crise na saúde de Itapetinga

Internação do prefeito Hagge gera fake news a críticas em meio à crise na saúde de Itapetinga

Viagem de Rodrigo Hagge a Salvador para tratamento médico gerar criticas nas redes a fake news sobre estado de saúde do prefeito de Itapetinga.  

Internação do prefeito Hagge gera fake news a críticas em meio à crise na saúde de Itapetinga
Na sexta-feira o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge, viajou para Salvador para tratamento médico de uma eventual gastrite. 

Redes sociais são terrenos férteis para qualquer tipo de opinião: critica ou solidária, a depender de quem seja o alvo dos internautas. Neste fim de semana, uma chacoalhada de notícias sobre o estado de saúde de Rodrigo Hagge (MDB), movimentou as redes da cidade, em especial, grupos de WhastApp que compartilharam suposto infarto do prefeito de Itapetinga.

A notícia logo foi desmentida pela imprensa aliada da Prefeitura, que o suposto ataque cardíaco, se tratava na verdade de um problema estomacal, e que o prefeito Hagge seria submetido a uma endoscopia para inicio de tratamento. 

Só que a notícia de “tratamento” gerou outros rumores nas redes sociais, de que o prefeito estaria com ‘câncer’ e supostamente em estado avançado. Mesmo com informações de problema gástrico no gestor municipal, que teria causado fortes dores abdominais.  

De acordo com blogs da cidade, Sudoeste Hoje, na madrugada última quinta-feira (1), Rodrigo Hagge sentiu uma forte dor estomacal, teria sido medicado em uma clínica local. Em seguida, se dirigiu para Salvador, para realizar exames desacatando qualquer outro problema de saúde.

O fato de Rodrigo Hagge ter pego voo para capital do Estado, Salvador para tratar de uma gastrite levou as redes novamente abaixo, desta vez, sem rumores de doença, mas por ter procurado assistência médica a mais 600 km de distância de uma cidade que esta sendo ameaçado de fechar um ‘pronto socorro’ do único hospital da cidade por falta de pagamentos.

Enquanto alguns correligionários pediam oração pelo prefeito Hagge, internautas revoltados com a ida do chefe da Prefeitura, a cidade de Salvador para tratamento médico criticavam duramente o privilégio que a maioria das pessoas não tenha, caso, venha a ter o mesmo problema de saúde que o prefeito atravessa. 

Daí surgiram relatos nas redes sociais de pessoas com mesmo diagnóstico do prefeito que terão de esperar até abril do próximo ano [2023] para conseguir um exame de endoscopia através do CDM de Itapetinga, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde. Com também foram expostos pedidos de endoscopia com previsão para julho do próximo ano.

Uso político do CDM na gestão Hagge leva a Saúde de Itapetinga à beira do colapso
Uso político do CDM na gestão Hagge leva a Saúde de Itapetinga à beira do colapso (VEJA AQUI)

A crise na Saúde de Itapetinga tomou dimensão de inicio de colapso, depois do anúncio ameaçador da Fundação José Silveira de fechar o ‘pronto socorro’ da unidade hospitalar do Cristo Redentor, por falta de pagamentos da Saúde Municipal nas internações, cirurgias e exames médicos. Segundo o próprio portal da transparência da Prefeitura de Itapetinga, a mais de 10 meses a gestão municipal não pagava a Fundação gestora do hospital.