Bastidores do Poder em Itapetinga
Presidente João de Deus virou Das Treitas
Só foi tirar uns dias de férias, curtindo um carnaval antecipado por questão financeira que o nosso eterno e inigualável Joãozinho Das Mangas, conhecido como João de Deus, atual presidente da Câmara de Itapetinga voltasse aprontar de novo. O Das Mangas [João de Deus] decidiu levar o trecho da música “Mineirinho” de ‘Só Pra Contrariar’, literalmente ao pé da letra:
“Eu não tenho culpa de comer quietinho. No meu cantinho boto pra quebrar. Levo a minha vida bem do meu jeitinho. Sou de fazer, não sou de falar.”
É com base no comer quietinho que o danado tá fazendo a festa com dinheiro do povo e depositando diretamente nos bolsos dos seus comparsas vereadores. O Das Mangas que está perto de perder a titularidade que o consagrou, tá rumo ao novo batizado de Joãozinho “Das Treitas” após sucessivos golpes no Parlamento Municipal, que permitiu a criação de férias, verbas extras e reajuste nos próprios salários. Tudo na caladinha da noite, sem que as pessoas da cidade tomasse conhecimento das regalias para ele [João de Deus] e seu bando de parlamentares.
O Das Treitas [João de Deus] foi muito além de qualquer outro presidente que um dia administrou o legislativo municipal. Ele submeteu em votação relâmpago projetos inexistentes aprovando ‘ementas’, mero texto resumido de uma proposta de lei para depois confeccionar os projetos de lei ao gosto dos parlamentares com diz publicação do IDenuncias, e sem o mínimo de publicidade exigido pela legislação. E o esquema contou com participação de seus comparsas vereadores com fortes ramificações partidárias que aprovaram os benefícios sem questionar para não alertar a população o que estava sendo votado na Câmara.
Mas como a pressa geralmente faz o mau ladrão. O bando abusou na criatividade ao fazer um projeto que agora é lei municipal de reajuste de 25% nos próprios salários usando dispositivos proibidos pela legislação, como na indenização de tempo para cálculos de reposição salarial. O Das Treitas junto com coleguinhas, papá R$ 10 mil ao fazer reposição dos últimos 5 anos, em um período que nem trabalhou e não eram vereadores já que todo mandato de político encerra em quatro ano, e essa legislatura só tem 2 anos e menos de 1 mês.
Mas isso tudo só foi descoberto porque o chefão da Prefeitura, o prefeito Rodrigo Quase-Parando, Ups.. Desculpe, o Hagge vetou total a maracutaia parlamentar. Se não fosse, o Quase-Parando, Ups.. o Hagge, Itapetinga não saberia que vereadores teriam novo salário.
Foi tanta safadeza que os cretinos vereadores se atrapalharam mesmo tendo tempo para confeccionar as proposta de lei do “Trem da Alegria”. Bastava uma simples consulta no site do TCM da Bahia para sanar as todas as dúvidas. Mas só que Joãozinho Das Mangas ou Das treitas, fica ao gosto do leitor, queria do seu jeito, tudo rápido, rasteiro e sem pré-polêmicas. Um golpe digno dos grandes “171” no povo brasileiro.
Isso é coisa de treiteiro, isso é coisa de Joãozinho Das Mangas, o João de Deus, o abençoado dos vereadores.
Mas como nessa porra não temos um Ministério Público que preste e uma sociedade que não reage. Então, fumo no povo vereadores....
Cabral quer ser candidato à vice de novo
O experiente político que particularmente tenho grande apreço e respeito por sua competência profissional como contador público, e não como político. O ex-vereador Alfredo Cabral (PSD), quer voltar à cena política após uma baita decepção, ou melhor, dizendo, uma sacanagem digna da cretinice política de bastidores. Em 2012, era nome certo para ser vice-prefeito na chapa a reeleição de José Carlos Moura (PT), mas foi surpreendido minutos antes da convenção partidária do PT, que ele não seria mais o candidato à vice, em seu lugar entraria Alécio Chaves, o come quieto da administração na era petista em Itapetinga na última gestão de Moura.
Mas tudo indica que Alfredo Cabral quer jogar diferente no ano eleitoral/2024. Em confraternização do PSD, partido no qual comanda em Itapetinga, entusiasmou seu pessoal a declarar que ele seria candidato a prefeito, só que Cabral sabe de sua limitação para se lançar a tal pretensão ao cargo máximo da política em Itapetinga.
O ex-vereador e contador público reforça a legenda do PSD com nomes potenciais a vereadores para levar seu nome à mesa de negociações na escolha de vice-prefeito de Itapetinga, de preferência em uma chapa que tenha chance de vitória. Alfredo Cabral tá de olho em dois potenciais nomes o de Cida Moura e do vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil). O resto que surgir apatir de agora, serão uma espécie de Paulo da Geladeira de versão um pouco melhorada para 2024.
Uísque na parede! Que pecado
Sou réu confesso: sou bebedor de uísque ou whisky de preferência “sabor marca vetado pelo IDenuncias” que não permitiu citar o nome do meu precioso líquido quase diário. Mas daí suportar ouvir que o prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) lançou na parede de sua casa um saboroso líquido por está furioso com seu bando de vereadores que derrubaram seu ‘veto total’ para manter o salário de R$ 10 mil, acho particularmente uma baita sacanagem.
Bêbedo e não nego, mas jogar fora uma dose de uísque por conta de seus vereadores de maioria subservientes que defendem seus ganhos e são capazes de trocar o povo para defender seus cargos na Prefeitura, não são merecedores de tal desperdiço.
Mas, vai uma dica para o prefeito Hagge: pega um rolo de fumo de corda o mais grosso possível da nordestina Arapiraca, empurra nessa cambada de vereadores antes que o povo faça isso na eleição do ano quem vem, já que os dedos que os colocaram para fora da Câmara de Itapetinga serão finos demais. Tô chateado.....