Ao tenta lança o tio Eduardo Hagge como sucessor, prefeito de Itapetinga expõem dificuldade de nomes que possa enfrentar Cida Moura.
Na busca de candidatos a sucessão, prefeito Rodrigo Hagge chegou aventar nome do próprio tio para o pleito 2024. |
O prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB) tentou fazer da política de Itapetinga um negócio de família ao querer perpetuar os Hagges no poder municipal. O esforço do prefeito emedebista para lançar o próprio tio, Eduardo Hagge, como candidato a sua sucessão foi mais um lance frustrado de querer emplacar um nome que não colou.
Com Cida Moura ganhando cada vez mais projeção e popularidade como provável candidata a prefeito de Itapetinga pela oposição. A busca por uma figura política de aceitação no eleitorado itapetinguense virou uma obsessão governista de quer um concorrente altura da ex-primeira-dama.
Com o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil) praticamente fora do páreo, após derrota de ACM Neto na eleição passada. O núcleo governista liderado pelo prefeito Hagge lança nomes ao vento na esperança do ‘vai que cola’. Foi assim, com secretário Gustavo David (PDT), é assim, com o tio Eduardo Hagge: nomes considerados fracos após sondagem da base governista junto ao eleitorado.
Eduardo Hagge é visto como uma pessoa anti-política, foi assim, durante todo reinado dos Hagges no poder municipal, com seu pai Michel Hagge na Prefeitura e sua irmã Virginia Hagge na Câmara de Vereadores. E hoje, novamente no Poder Executivo com seu sobrinho. Eduardo nunca se envolveu com político nas três gestões do seu pai no comando da Prefeitura, não é agora, no fim de mandato do seu sobrinho Rodrigo Hagge que toparia uma aventura por sobrevivência da família na política.
O retorno dos Hagges ao poder municipal se deu por conta de uma união de inimigos políticos do passado. A aliança dos ex-prefeitos José Otavio Curvelo (União Brasil) e Michael Hagge (MDB), redeu vitória fácil a Rodrigo Hagge nas eleições. Mas esta aliança perdeu força com a volta de Lula e a consolidação do PT na Bahia com Jeronimo Rodrigues governador.
Cida Moura mantem foco no PT mesmo com convite de outros partidos (VEJA AQUI) |
As derrotas de Jair Bolsonaro (PL) e ACM Neto foram um balde de água fria nos sonhos de continuidade no poder municipal pelos dois tradicionais grupos políticos de Itapetinga, que agora, veem o PT ameaçando aplicar outra humilhante derrota nos Hagges como ocorreu na eleição 2008, quando o petista José Carlos Moura impediu a reeleição do então prefeito Michel Hagge, ao vencê-lo naquela eleição com mais de 65% dos votos.
Coincidentemente, agora, outro pesadelo petista volta assombrar o ninho Gabiraba ou Saruê, como queira chamar. Com Cida Moura esposa do ex-prefeito José Carlos Moura sendo a candidata a prefeito pela oposição que ameaça uma nova humilhação política sobre os Hagges. Parece que a história volta a se repetir. É os Mouras colocando para corre os Hagges da Prefeitura.