Candidatura Renan Pereira é duvida para 2024 após vitórias petistas

Candidatura Renan Pereira é duvida para 2024 após vitórias petistas

Vice-prefeito de Itapetinga Renan Pereira fica a deriva, ao ver sua candidatura 2024 naufragar com as vitórias petistas no Brasil e na Bahia. 

Candidatura Renan Pereira é duvida para 2024 após vitórias petistas
Vice-prefeito de Itapetinga Renan Pereira (União Brasil), na busca belo votos a Jair Bolsonaro (PL) e ACM Neto (União Brasil) no 2º turno em Itapetinga.

O prognóstico político hoje, para o vice-prefeito Renan Pereira (União Brasil) ser candidato a prefeito de Itapetinga 2024 a sucessão do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) é de dúvidas, além de gerar enorme interrogação após eleição que deram vitória petista a Lula presidente e Jerônimo governador da Bahia.

De acordo com interlocutores próximos do vice-prefeito, o resultado das urnas no último domingo (2) foi um baque para Pereira que praticamente condicionou sua candidatura a prefeito de Itapetinga a vitória de ACM Neto (União Brasil) ou de Jair Bolsonaro (PL), em última hipótese que ambos fossem vitoriosos na cidade.   

O vice-prefeito desempenhou o máximo para reverter o resultado de 1º turno em Itapetinga que deu vitória a Lula. O plano de Renan Pereira era suprir uma eventual derrota de seus candidatos: Jair Bolsonaro e ACM Neto, dando vitória bolsonarista na cidade, o que seria em tese para o vice, uma demonstração de força política. Mas como diria o dito: “a vaca foi pro brejo”, ou melhor, dizendo o ‘gado’.

Renan Pereira, não só apostou como acreditava que dava para virar voto em Itapetinga e levar Jair Bolsonaro a ser o primeiro nas urnas. A investida foi pesada como apoio da classe empresarial e pecuarista, porém a jogada não deu certo, Lula voltou a repetir o bom desempenho que teve no 1º turno de 51,64% para 53,03 % dos votos validos no segundo turno.

Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga
Vitória Lula/Jerônimo faz de Cida Moura uma potencial candidata a prefeita de Itapetinga (VEJA AQUI)

O otimismo de Pereira contagiou por ter ao seu favor a força financeira do empresariado e pecuaristas, só que o vice se esqueceu que quem dá voto é o povão, nesse caso, a classe pobre e trabalhadora, que são ampla maioria do eleitorado do município.  

Por mais que o candidato ACM Neto obteve em Itapetinga uma expressiva votação de 64,41% 23.694 contra 35,59% de Jerônimo com 13.093 votos. O resultado que não é ruim, acaba não representando nada, se o carlista não chegou ao poder. Pereira sabe que não dá para faz promessas ao vento, e muito menos contar com a gestão 'feijão com arroz' de Rodrigo Hagge, ao esperar que nos próximos dois anos de governos federal e estadual os petistas devam investir no município com obras e programas socais.  

O surgimento da candidatura Cida Moura (PT), esposa do ex-prefeito José Carlos Moura (PT), cresce a expectativa de levar pela primeira vez uma mulher a sentar na cadeira de prefeito de Itapetinga, a projeção vem entusiasmando o eleitorado, que na prática é outro fator ruim para Renan Pereira, ao vê decolar prematuramente um nome de esquerda com potencial de vitória como a da carismática ex-primeira-dama de Itapetinga.

Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura
Eleição do próximo domingo estará em jogo o futuro político de Renan Pereira e Cida Moura (VEJA AQUI)

Diante de tantos resultados ruins, o grupo do prefeito retoma ao plano ‘B’, sem atual vice-prefeito, ao apostar na candidatura do secretário de infraestrutura Gustavo David (PDT), que antes das derrotas Bolsonaro/ACM Neto era nome forte de Hagge a ser vice no eventual chapa encabeçada por Rena Pereira.