Na Câmara, o desgaste a espera dos vereadores com PL dos Advogados e contas suspeitas de corrupção

Na Câmara, o desgaste a espera dos vereadores com PL dos Advogados e contas suspeitas de corrupção

Legislativo de Itapetinga encara proposta polêmicas do prefeito, de PL que obrigação cidadão a pagar honorários à advogados e contas rejeitas pelo TCM.

Na Câmara, o desgaste a espera dos vereadores com PL dos Advogados e contas suspeitas de corrupção
Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga.

Depois das urnas chancelarem o PT no Brasil e Bahia, o clima no entorno da gestão municipal de Rodrigo Hagge (MBB), é de velório sem direito a pensar no futuro político do grupo. As derrotas de Jair Bolsonaro (PL) para Lula e ACM Neto (União Brasil) para Jerônimo Rodrigues, colocou a base governista na Câmara de Itapetinga sob alerta que 2024 não será igual a 2020, ano da reeleição do atual prefeito.

Com futuro de incertezas para os aliados do prefeito Hagge na Câmara Municipal, os vereadores governistas devem encarar nos próximos dias uma onda de desgaste político sem precedente, que pode colocar em cheque a reeleição de boa parte dos atuais parlamentares.

Entrará em pauta no Legislativo Municipal o Projeto de Lei nº 021/2021 sobre honorários advocatícios sucumbenciais a advogados da Prefeitura de Itapetinga e julgamento das Contas Rejeitadas/2019, do prefeito Rodrigo Hagge pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), investigadas por suspeitas de corrupção.

As propostas do prefeito de Itapetinga no Legislativo são consideradas verdadeiras bombas relógio que muito provável devem ser detonadas nas urnas da próxima eleição municipal/2024, com a não reeleição de grande parte dos atuais vereadores da base governista. 

Para se ter ideia do tamanho da armadilha contra os contribuintes do município, que os vereadores estão dispostos a defender em nome dos cargos de correligionários na Prefeitura Municipal. Está o projeto de lei sobre honorários advocatícios, a famigerada PL dos Advogados que em caso de aprovação deve colocar todos os cidadãos devedores da Prefeitura na mira de menos de meia dúzia de advogados da Administração Pública. 

Comerciantes de Itapetinga veem com temor PL dos honorários que tramita na Câmara
Comerciantes de Itapetinga veem com temor PL dos honorários que tramita na Câmara (VEJA AQUI)

Simplificando, de acordo com a proposta do prefeito, além dos procuradores municipais ficar com 30% dívida ativa milionária do município, cada causa ganha na justiça em favor da Prefeitura obrigará o contribuinte a pagar os honorários a advogados que são servidores públicos, e com consequência devastadora para os devedores, em caso, do não pagamento dos honorários, os advogados do município poderá recorrer a justiça requerendo busca e apreensão do patrimônio do contribuinte devedor como garantia de quitação da divida com os advogados da Prefeitura.  

Se a proposta da PL dos Advogados é considerada uma rasteira dos vereadores nos cidadãos de Itapetinga, que dirá as contas rejeitadas 2019 do prefeito Rodrigo Hagge, pelo TCM da Bahia. As contas rejeitadas por irregularidades e desvios de verba pública, estão na mira dos Ministérios públicos: federal e estadual por crimes contra as finanças públicas e má-gestão praticada pelo prefeito.

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas (VEJA AQUI)

Os planos dos vereadores governistas é garantir na Câmara um julgamento que possa reverter à decisão do TCM, de contas rejeitadas para aprovada. Mesmo que evidências do próprio Tribunal Contas aponte para suspeita de corrupção na gestão do prefeito Rodrigo Hagge.

Com menos de dois meses para o recesso parlamentar na Câmara de Itapetinga, os vereadores correm contra o tempo para aprovar propostas do Poder Executivo que são verdadeiros tapas na cara dos cidadãos do município: uma é pra ferrar a população, e outra é sacanagem mesmo.  

Depois vereadores governistas: João de Deus (MDB), Manu Brandão (MDB), Peto (MDB), Tarugão (MDB), Anderson da Nova (União Brasil), Tuca da Civil (republicano), Helder de Bandeira (PSC), Pastor Evandro (PSD), Gêge do Sindicato (PSB), os suplentes: Juscelino Gomes (PSC) e Carlão de Palmares (MDB), não reclame se os eleitores promoverem outro bota-fora vereadores nas urnas de Itapetinga como na eleição 2020.