Após eleição, Prefeito Hagge inicia uma limpa na Prefeitura com cortes e demissões

Após eleição, Prefeito Hagge inicia uma limpa na Prefeitura com cortes e demissões

Uma dia após o fim do 2º turno, prefeito Rodrigo Hagge ordena cortes e demissões de mais de 500 contratados da Prefeitura.

Após eleição, Prefeito Hagge inicia uma limpa na Prefeitura com cortes e demissões
Prefeito Rodrigo Hagge (MDB) decreta cortes severos de despesas e pessoal na Prefeitura de Itapetinga.

Um dia após eleição que consagrou os petistas Luís Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil e Jerônimo Rodrigues governador na Bahia nas urnas. O prefeito Rodrigo Hagge (MDB) baixou um decreto municipal (Veja aqui), na segunda-feira, 31, estabelecendo diretrizes e restrições para contingenciamento de despesas neste ano, que na prática significa tentar fechar as contas 2022, para não sofrer com mais uma rejeição de contas públicas pelo TCM da Bahia. 

Logos após as urnas detonar as pretensões políticas futuras do prefeito bolsonarista Rodrigo Hagge, administração sob seu comando iniciou uma obrigada e severa contenção de despesas com gasto que a Prefeitura qualifica como desnecessárias para fechar as contas. 

Na guilhotina do Hagge, está suspenso qualquer pagamento de novas horas extras, contratações, compras de materiais de consumo interno, que visa um corte de 40% com pessoal e demais despesas nas Secretarias municipais. E o mais perverso de todos, a demissão imediata de mais de 500 servidores contratados pela gestão em 2022.   

As centenas de pessoas que iram passar o fim de ano desempregados é um presentão natalino de Rodrigo Hagge para aqueles que foram as ruas pedirem votos para os candidatos do prefeito, e um dia após o 2º turno da eleição são comunicados que estão fora da gestão municipal. 

As demissões em massa na Prefeitura, já havia sido previamente anunciado aos vereadores da base aliada do prefeito na Câmara de Itapetinga, já que grande parte desse contingente é de indicação dos próprios vereadores.  O aviso sobre as demissões na Prefeitura após eleição, foi mantido sob sigilo para não comprometer o desempenho dos servidores contratos nas ruas ao pedir votos aos candidatos do prefeito.

O prefeito Rodrigo Hagge é reincidente em contas rejeitadas no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), por irregularidades e desvios. Existem hoje, investigações aberta nos Ministérios Públicos: Federal e Estadual por recomendação do próprio TCM para apurar suspeitas de corrupção na gestão municipal. 

Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas
Ministério Público acata pedido do TCM e começa investigar Hagge por crimes contra finanças públicas (VEJA AQUI)

Com as contas 2018/2019 rejeitadas a de 2020 em via de ser auditada pelos conselheiros do TCM, segundo fontes, está com carimbo prévio de rejeitada, e pior, com série de irregularidades que dificilmente escapará de mais uma investigação do MP.  As contas de 2020, é do período da reeleição do prefeito Rodrigo Hagge que foi inflada com contratação de pessoal e com manuseios de recursos públicos suspeitos.