Vereadores e prefeito de Itapetinga fura-fila de atendimento a idosos para priorizar contabilidades e advogados

Vereadores e prefeito de Itapetinga fura-fila de atendimento a idosos para priorizar contabilidades e advogados

Prefeito Rodrigo Hagge sanciona leis propostos por vereadores que lança pessoas da terceira idade para final da fila do atendimento ao priorizar empresas de contabilidades e advogados de Itapetinga. 

Vereadores e prefeito de Itapetinga fura-fila de atendimento a idosos para priorizar contabilidades e advogados
Com leis municipais sancionadas pelo prefeito Rodrigo Hagge em 2023, Itapetinga terá prioridades no atendimento ao público ao profissionais de contabilidade e advogados.  

No passado próximo, a Câmara Municipal de Itapetinga tinha cuidados especiais com que iria para o plenário da Casa, qualquer projeto de lei de vereadores passavam antes pelo clive do jurídico antes que percorressem pelas comissões. Tudo, por questão de prudência para não gerar polêmicas que levasse o desgaste político do Parlamento.

Hoje, qualquer porcaria que é provado na Câmara de Itapetinga é sancionado pelo prefeito Rodrigo Hagge (MDB) como forma de agrado a vereadores da base aliada. Como as leis municipais de prioridades aos atendimentos as categorias de contabilistas e advogados, esse, último virou lei municipal na sexta-feira, 02 de junho. No corpo das novas leis, ausências das conquistas dos idosos no atendimento prioritário no Brasil.

Há 23 anos, o então presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionava a lei 10.048/2000 que estabelecia prioridade no atendimento as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo.

Anos seguintes, emendas a lei estabeleceram novas prioridades para pessoas obesas, autistas e por último acompanhante de idosos. As repartições públicas e bancos do País se aperfeiçoaram as novas regras. Um avanço incontestável, em especial, para pessoas da terceira idade.

Aqui em Itapetinga até parece não pertencer ao território brasileiro, decidiu criar suas próprias leis prioritárias de atendimento ao público, sem mencionar os idosos e demais grupos prioritários estabelecidos por lei federal. 

A insana proposta de vereadores aprovarem e prefeito sancionar leis que são verdadeiras aberrações de prioridades a empresa de contabilidade que tem em seus escritórios a sua disposição despachantes ou office boy, o mesmo ocorre com escritórios de advocacias, dá entender que poderes municipais estão criando grupos de privilegiados na cidade.  

advogados é de autoria do vereador Gêge do Sindicato (PSB)
Lei sancionado pelo prefeito de Itapetinga que retira direitos dos idosos e dá prioridades no atendimento ao público aos advogados é de autoria do vereador Gêge do Sindicato (PSB).

A partir de hoje, para um advogado furar a fila do atendimento ao público em repetições públicas e agências bancárias, segundo proposta de lei municipal de autoria do vereador Gêge do Sindicato (PSB), basta uma carteirada com símbolo da OAB (Ordem do Advogados do Brasil), para profissional virar prioritário deixando para trás idosos, gestantes, deficientes e demais prioritários estabelecidos por lei federal e estatuto do Idoso.

O mesmo acontece com os contabilistas ou contadores, como queira chamar. Esses profissionais terão o privilégio de deixar os idosos no final da fila após carteirada do conselho dos contabilistas, segundo lei de autoria da vereadora Manu Brandão (MDB).

contabilidades é de autoria do vereadora Manu Brandão (MDB)
Lei sancionado pelo prefeito de Itapetinga que retira direitos dos idosos e dá prioridades no atendimento ao público a empresas de contabilidades é de autoria do vereadora Manu Brandão (MDB).

Ambas as propostas da hoje, leis municipais foram aprovados por todos os vereadores da Câmara de Itapetinga, que em momento algum se preocuparam com os direitos dos idosos.

Priorizar esses profissionais que não prestação serviços gratuito e custam caros a qualquer cidadão que requisita, é a pura demonstração, que vereadores e prefeito não têm a mínima sensibilidade e respeito as leis desse Pais e com os grupos prioritários da terceira idade a autistas.

Certamente os bancos públicos e privados e repetições estaduais/federais não irão cumprir essas bizarras leis municipais de agrado a advogados e contabilistas em Itapetinga.

Prefeito de Itapetinga ignora lei do atendimento a idosos para priorizar contabilistas
Prefeito de Itapetinga ignora lei do atendimento a idosos para priorizar contabilistas (VEJA AQUI)

Mas preocupante, mesmo, é a falta de atitude do Ministério Público de Itapetinga que silencia diante da bizarrice de vereadores e prefeito, onde contraria leis constitucionais e recomendação do Conselho Nacional do Ministério Público na defesa da pessoa idosa.