Vereadores temem que troca de mensagens com ajudante de ordem do presidente João de Deus por suposta cobrança de rachadinhas vazem.
Reajuste nos valores dos contratos de serviços da Câmara de Itapetinga levanta suspeita de rachadinhas. |
Desde que o IDenuncias levantou suspeitas de nova modalidade de rachadinhas que envolve diretamente contratos de prestação de serviços na Câmara de Itapetinga, um clima de desconfiança tomou conta nos corredores do legislativo municipal sobre quem estaria se beneficiando do inusitado esquema.
A revelação que contratos de prestação de serviços da Câmara de Itapetinga chancelados pelo atual presidente João de Deus da Silva Filho (MDB), haviam sofridos reajustes nos valores de 100% para prestarem os mesmo serviços da gestão anterior, do então presidente Valquírio Lima (PSD), de custo médio de R$ 22 mil para 50 mil reais demonstrou interesse atípico do atual gestor legislativo em aplicar sobrepreço contratual em uma surpreendente supervalorização dos serviços prestados por essas empresas no Legislativo Municipal.
Contratos superfaturados: as joias valiosas do presidente da Câmara João de Deus (VEAJ AQUI) |
Como na Câmara de Itapetinga acobertar qualquer suspeitas de irregularidades é praticamente impossível, por ter alguém sempre disposto a bate à língua nos dentes. A intensão de reajustar os valores prestados por empresa de serviços em 100%, da noite para o dia, suscitou uma velha prática do passado muito empregado na legislatura anterior, quando vereadores exigiam parte dos salários dos seus assessores parlamentares, em um esquema que ficou conhecido do ‘assessores laranja’ para prática das rachadinhas.
"João de Deus contrata empresas com dobro do preço da gestão Valquirão e expõem uma Câmara com superfaturamentos."
O esquema das rachadinhas na Câmara de Itapetinga só não foi investigado por pura omissão do Ministério Público (MP) de Itapetinga, na época. Mesmo com apresentação de provas da prática ilegal, o promotor Gean Carlos Leão recusou apurar sobre pífia argumento que o IDenuncias é de editorial escrito por anônimos. É mole?
Com a consolidação da prevaricação do MP de Itapetinga sobre esquemas ilegais na Câmara de Itapetinga. Vereadores ressurgem mais destemidos e dispostos, a tudo. Como no novo modus operante das ‘rachadinhas’ que desta vez, envolvem contratos de serviços na Câmara de Itapetinga considerado mais rentável que embolsar parte dos salários dos assessores parlamentares.
As atividades suspeitas do ajudante de ordem do presidente da Câmara de Itapetinga (VEJA AQUI) |
É rotina mensal no Paramento Municipal, vereadores ligarem insistentemente para o ajudante de ordem do presidente João de Deus em dias de pagamentos as empresas prestadoras de serviços.
De ligações à troca de mensagens entre aplicativos sociais, uma movimentação atípica na busca do Controlador Interno da Câmara de Itapetinga escolhido a dedo pelo gestor legislativo, o servidor comissionado Jutai Alves, visto como operador da suposta movimentações suspeitas. Ligações e mensagens essas que levam temor aos vereadores, já que todo conteúdo estaria no celular do ajudante de ordem do presidente.
Com a revelação do IDenuncias, a ordem de João de Deus é fingirem normalidade e que contatos com Jutai Alves só pessoalmente e em locais combinados que inclui as dependências do Legislativo. E para tranquilizar os vereadores a narrativa peculiar da omissão do Ministério Público: “se eles não se preocuparam com que o IDenuncias falou sobre agente, até hoje, porque eles se preocuparia agora. Fiquem tranquilos”. Afirmou um agente político próximo do presidente da Câmara.
Pagamentos de ‘arrego’ a imprensa de Itapetinga é novo esquema para silenciar o IDenuncias (VEJA AQUI) |
Segundo Fonte, parte do que é arrecado ilegalmente é usado em benefício de vereadores, além do pagamento de arrego a imprensa local, como parte de uma estratégia para blogs e radialistas abafarem qualquer notícia que envolva o presidente João Deus e seus aliados em irregularidades.