Nova imposição de Eduardo Hagge por pesquisa para escolha de candidatura governista deixa vice-prefeito Renan Pereira na ofensiva e a um passa do racha.
Condições gabirabas coloca Eduardo Hagge (MDB) e Renan Pereira (União Brasil) em novo fogo-amigo. |
Desde IDenuncias revelou alguns dados da ‘pesquisa 4’, de leve queda com estabilidade de Cida Moura e Eduardo Hagge (MDB), com crescimento de Renan Pereira (União Brasil) devido a exposição do vice-prefeito de Itapetinga na mídia local fretado pelo episódio de possível briga interna no grupo governista entre gabirabas e ZéOtavistas, obrigou emedebistas a reagirem e retomarem a pré-candidatura do tio prefeito Rodrigo Hagge.
Com queda de dois pontos percentuais e um indicativo de ter empacado em segunda colocação, Eduardo Hagge retornou a carga com imposição de querer a todo custo o confronto de uma pesquisa como fator indicativo na escolha do candidato a prefeito na aliança MDB/União Brasil na eleição do ano que vem.
A estratégia política dos aliados próximos do prefeito era esperar as convenções partidárias para aplicar um golpe no vice-prefeito e na legenda do União Brasil a decidir por Eduardo nos 45 minutos do segundo tempo. Mas números de pesquisa internas indica que a esperar por decisão seria desastrosa para candidatura gabiraba diante da queda de Eduardo Hagge em levantamentos fora da pesquisa 4.
Nova exposição na mídia e visitas discretas em bairros do município é a tática gabiraba para deslanchar candidatura Eduardo dada como certa pelos emedebistas que decidiram impor o tio do prefeito como condição de apoio na eleição ao ignorar o segundo acordo do prefeito Rodrigo Hagge como o líder do União Brasil ex-prefeito José Otavio Curvelo, de manter a aliança com alternância de candidaturas a Prefeitura de Itapetinga.
A reação gabiraba veio no momento delicado da candidatura de Eduardo diante o registro do crescimento do vice-prefeito Renan Pereira, fatores que causou incômodo a governistas moderados que assiste uma briga interna de poucos resultados perante uma realidade de franco favoritismo da opositora Cida Moura a prefeita de Itapetinga.
Rumores pesquisa 4: Renan cresce após conflito com prefeito, já Cida e Eduardo registram leve queda (VEJA AQUI) |
A perda de pontos de Eduardo Hagge e crescimento do vice-prefeito abaixo de dois dígitos expõem um grupo governista rachado sobre ótica que 'gabirabas só votam em gabiraba', um percalço ao vice-prefeito Pereira que tem declarado que será o candidato da aliança política, enquanto aliados do prefeito Hagge afirmam o contrário.
A nova condição declarada de Eduardo Hagge por pesquisa de opinião como fator de escolha do candidato a prefeito pela Aliança MDB/União Brasil, é prenúncio de racha eminente. O desgaste político do prefeito Rodrigo Hagge culminado com não apoio do partidário de uma das maiores representação política de Itapetinga o médico e ex-prefeito José Otavio, o gabirabismo estará fadado ao vexame histórico 2008 da derrota Michel Hagge para o petista José Carlos Moura. Como diz essa coluna algum tempo: “Gabiraba sozinho não faz uma eleição.”