Quase um terço do eleitorado feminino de Itapetinga rejeita a ideia de votar em candidatas mulheres.
Maioria das entrevistas estão dispostas a vota em candidaturas femininas em Itapetinga. |
Uma recém pesquisa interna que acaba de sair do forno, mergulhou no complexo universo feminino de Itapetinga para descobrir qual a preferência das mulheres na eleição municipal, e se elas optariam por votar nas candidaturas femininas.
De acordo com instituto de pesquisas que elaborou o questionamento voltado as mulheres, sem citar nomes de candidatas apenas referência a candidatura de mulher. Elas se mostraram empoderadas com 46% afirmando que ‘sim’ votaria em uma candidatura feminina, apenas 27% rejeita votar nelas mesmas, as demais não opinaram, ou recusaram a responder.
Na eleição municipal de 2024, as mulheres são maioria no eleitorado de Itapetinga com 53% 25.225 contra 47% 22.630 de homens. Mesmo diante da vantagem eleitoral, elas são minorias na eleição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registra apenas 34% de candidaturas femininas que representa 70 candidatas aos cargos de prefeita e vereadora. Ao todo Itapetinga tem um eleitorado de 47.855.
Analise do instituto sobre a preferência das mulheres na eleição, no quesito rejeição onde as entrevistadas se recusam a votar em candidatura feminina pode estar relacionado ao pleito polarizado entre as candidaturas a prefeito de Cida Moura (PSD) contra Eduardo Hagge (MDB).
Sobre as candidaturas masculinas, eles são maioria em Itapetinga de 66% candidatos a vereador e prefeito que representa 134 candidaturas de homens.