Itapetinga cria 194 empregos em julho, com menos mulheres no mercado e indústria recorde nas contratações

Itapetinga cria 194 empregos em julho, com menos mulheres no mercado e indústria recorde nas contratações

O mercado de trabalho em Itapetinga priorizou contratação de homens ao abrirem 138 vagas. As mulheres  ficaram com apenas 56 novos postos de trabalho formais em julho.

Indústria tem recorde contratação no mês de julho/2024 em Itapetinga, com abertura de 152 postos de trabalho.

A abertura de vagas formais de emprego em Itapetinga acelerou para 194 em julho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Em junho, o número havia sido de 138 vagas com carteira assinada.

O resultado de julho é a diferença de 555 de admissões contra 361 de demissões.

No acumulado do ano, de bons resultados ficou positivo em 711 novos postos de trabalho. Com o último levantamento da Caged, Itapetinga registra um total de 15.153 pessoas de carteiras assinadas.

O bom desempenho na geração de emprego no município em julho/2024, só é superado pelo mês de maio que registrou um pico 198 contratações formais.

No destaque dos setores da economia local para o mês. A Indústria bateu recorde no ano de contratações. Só o setor gerou 152 empregos, isso, de um resultado de 334 admissões contra 182 demissões, o que elevou número de pessoas trabalhando no setor para 8.207.

Outra boa notícia, veio do setor da construção civil que dá sinais de recuperação com seguidos saldos positivos. A construção voltou a superar os setores do comércio e serviços ao registra 22 novas contratações de um saldo de 40 admissões contra 19 demissões para mês de julho. No acumulado a construção registra 316 formais, de um setor de tempo de duração de carteira assinada de apenas 5 meses.

O setor de Serviços que vinha surpreendendo perdeu fôlego e só contratou apenas 7 formais. De um saldo de 74 contratações contra 67 demissões. O serviço acumula uma massa de 4.331 trabalhadores.

Já o Comércio repetiu o mesmo resultado do setor de serviços com abertura de 7 novos postos de trabalho, após registrar 79 contratações contra 72 demissões. No acumulado do setor, 2.128 carteiras assinadas.

O julho de alta contratação em Itapetinga revelou números nada animadores para as mulheres. Os setores da economia local abriram apenas 56 vagas para o grupo feminino. Já para os homens o mercado criou 138 novos postos de trabalho.