Caged aponta o setor do comércio de Itapetinga superando a indústria nas contratações, pela primeira vez.
Comércio de Itapetinga é o setor da economia local que mais gera empregos no mês de novembro. |
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho revela um novembro/2024, com segundo recorde no ano de geração de emprego com carteira assinada em Itapetinga. Para o mês foram criados 256 novos postos de trabalho de um resultado puxado por fortes contratações no comércio local.
O bom desempenho de novembro é o resultado de 623 contratações contra 367 demissões. Num comparativo no ano, o mês de novembro só perde para agosto que gerou 272 empregos formais no município. No acumulo do ano, Itapetinga registra um contingente 16.467 pessoas com carteiras assinadas.
E o segundo melhor mês do ano se deve a recuperação do setor do comércio que voltou a contratar depois de anos registrando baixa oferta de emprego. A surpreendente abertura de 197 novas vagas em um dos principais setores da economia da cidade é fruto de 263 contratações e 66 demissões.
O aquecimento do comércio de Itapetinga em novembro desbancou o setor da Indústria que gerou apenas 94 empregos de um resultado de 280 admissões contra 186 demissões. O setor mantém a hegemonia no acumulo de carteiras assinadas na cidade de 8.718 trabalhadores.
Os piores resultados vieram dos setores de Serviços, Agronegócio e Construção Civil, juntos fecharam 35 postos de trabalhos. O setor do Agro demitiu 13 pessoas com 10 admissões e 23 desligamentos.
A Construção Civil vem acumulando baixas e raros meses positivo na geração de empregos. O setor contratou 25 e demitiu 27, saldo negativo de 2 vagas. É esperado para 2025 o aquecimento do setor com retomada do programa habitacional do Minha Casa, Minha Vida na construção inicial de 200 casas e abertura de mais créditos no setor para pessoas de renda família acima de 5 mil reais.
O setor de Serviços, a segunda maior contratante no município decepcionou em novembro. Com 45 admitidos e 65 desligados, o resultado é negativo de 20 vagas fechadas. No acumulo de vagas com carteira assinada registra 4.347.
No gráfico da Caged, Itapetinga tem o melhor ano de contratações desde do início da industrialização do município em 1997, com a chegada da Calçados Azaleia que impulsionou a vinda de outras indústrias. O ano 2024, não encerrou, e registra dois meses de queda no emprego e 9 de alta na contratação. No ano, foram 126 demissões e 1.476 novos postos de trabalhos.