Charge, e a ignorância de um deputado militar bolsonarista

Charge, e a ignorância de um deputado militar bolsonarista

O deputado Coronel bolsonarista, ganha a fama de ignorante após um gesto de intolerância racial na Câmara dos Deputados

Charge, e a ignorância de um deputado militar bolsonarista
Intolerância racial de um deputado bolsonarista, ganha o país

Quando a sociedade brasileira decidiu acreditar em uma onda bolsonarista, tudo por conta da operação Lava Jato, acreditaram que o caminho a seguir era investir novo. Porém não imaginaram com o novo traziam políticos com ideias retrógradas similares aos dos protagonistas da ditadura militar dos 60,70 e 80.

A reação de um ex-policial militar, hoje, deputado federal eleito na onda dos Bolsonaros, Coronel Tadeu (PSL-SP) que arrancou da parede, rasgou e pisou em uma imagem do cartunista Carlos Latuff, em exposição na Câmara dos Deputados, demonstra que não apenas levou para o centro do Poder um casuístico politico/militar, mas levou também toda ignorância daqueles que preferem esconder o real, como se a charge não refletisse a realidade brasileira.

Na charge, aparece um policial, com uma arma fumegante na mão, e um rapaz negro estendido no chão, algemado e com a camisa do Brasil. No cartaz, lia-se a frase “o genocídio da população negra”. Uma alusiva, sobre o dia da Consciência Negra, comemorada em todo território do Brasil.

Após a tempestiva atitude do deputado federal, que achou que ainda estava nas ruas descendo o cassetete, atirando e humilhando pessoas criminosas e inocentes e impondo toda sua autoridade, prática bastante comum nos atuais dias. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia, decidiu recolocar o cartaz, mesmo danificado pelo deputado/coronel, na exposição contra racismo realizada na Casa.

Ao rasgar um cartaz com obra de arte crítica à violência policial contra negros, o deputado Coronel de São Paulo, agora ganha fama por um gesto de intolerância racial, não condizente com lei brasileira de discriminação. Ação aplaudida pelo radicais bolsonarista nas redes sociais.

O surto do deputado Corel Tadeu (PSL) deve leva-lo a responder por denuncia de racismo no Conselho de Ética da Câmara. Alias foi o que ocorreu após na saída da exposição, que houve bate-boca e gritos de “racista” em direção ao Coronel Tadeu e a discussão dominou os discursos do plenário. Maioria dos deputados bolsonaristas preferiram não infla os discursos em defesa do ex-Coronel, por acharem que o momento não era apropriado, deixando o politico/militar falar sozinho.
  
Foi o que fez Tadeu nas redes sociais, “policiais não são assassinos. Policiais são guardiões da sociedade, sinto orgulho de ter 600 mil profissionais trabalhando pela segurança de 240 milhões de brasileiros.” Afirmou o deputado em sua conta no Twitter.

Entre 2017 e 2018, negros foram mais de 75% das vítimas de letalidade policial, segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança 2019. Dados contestados pelas autoridades policial militar do país.

Os dados são incontestáveis, radicalizar seria o mesmo que afirmar que todo policial saí matando negros por aí. Mas, porém, não se pode esconder que isso aconteça de fato. A charge não representa toda a corporação, mas se lutamos para reduzir os números de negros mortos daremos um gigantesco salto para o futuro mais humano. Sobre a atitude tempestiva do Coronel deputado, esqueça, ele é ignorante mesmo!