Policlínica, do erro estratégico ao vexame do prefeito Rodrigo na saúde

Policlínica, do erro estratégico ao vexame do prefeito Rodrigo na saúde

Com calote do prefeito de Itapetinga com a Policlínica de Vitoria da Conquista, o município perde no atendimento de 61 pacientes por dia 

Policlínica, do erro estratégico ao vexame do prefeito Rodrigo na saúde
Prefeito de Itapetinga, Rodrigo Hagge, deixar de pagar a Policlínica e perde diariamente o atendimento a 61 pacientes itapoetinguenses 

Definitivamente podemos afirma que a saúde não é forte do prefeito de Itapetinga. Ao começar com troca-troca de secretários de saúde, das intermináveis filas semanais no CDM, sem solução, a suspensão no atendimento na Policlínica Regional de Vitoria da Conquista.

O que seria uma referência no atendimento de saúde para o cidadão itapetinguense, tornou-se motivo de piada de humor negro, quando o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), simplesmente achou que poderia aplicar um calote em um Consórcio Público de Saúde formando por 28 municípios da região sudoeste.

Policlínica Regional de Vitoria da Conquista, prevê o atendimento de mais 600 mil pacientes na região sudoeste

Até o momento não se sabe as razões que levaram administração Hagge, a não pagar sua parte no Consórcio, mas podemos afirmar que a Policlínica Regional é sem dúvida uma tremenda vantagem para Itapetinga em áreas mais complexas da saúde com atendimento médico especializado.

Com parceria com Governo do Estado, a gestão da policlínica é mantida por municípios que integram os consórcios. Os municípios cobrem 60% dos custos de operação, sendo que o valor é dividido proporcionalmente ao número de habitantes de cada um deles, e o Estado fica responsável pelos 40% restantes dos custos de manutenção da clinica.

Só que esta vantagem se desintegra nas mãos do prefeito Rodrigo Hagge, com a inadimplência com a clínica regional. A falta de dinheiro é sem dúvida o problema. Mas porque aceitou o consórcio de saúde se não tinha como pagar? A resposta pode esta na Secretaria de financias, que sem dúvidas deu aval para ao prefeito assinar a parceria regional com outros municípios.

O secretário de finanças, Orlando Ribeiro é visto pelos demais secretários municipais da administração Hagge, como um entrave na gestão de importantes áreas publicas do município. Há relatos interno na Prefeitura de brigas entre os homens de confiança do prefeito, tudo por conta da retenção dos recursos promovido por Orlando. Isso seria uma das razões que levaram a saída de dois secretários de saúde, que não tinham autonomia de gastarem o recurso da saúde, consideradas verba carimbadas do governo federal.

Na esteira do mau planejamento com saúde pública, Itapetinga perde uma cota diária de atendimentos de 61 pacientes. Mensalmente cerca de 1300 ficam sem atendimento. E a perda de 2 micro-ônibus que foram recolhidos pelo Consórcio, que agora, estão no pátio da unidade em Vitória da Conquista.

Os prefeitos Rodrigo Hagge de Itapetinga e Herzem Gusmão de Vitoria da Conquista, não consegue honrar os compromisso com a clinica regional

O vexame com o calote não é privilegio só do prefeito de Itapetinga, outro emedebista está no radar dos maus pagadores, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) da cidade de Vitória da Conquista, que estão com os serviços de atendimento bloqueados na Policlínica Regional de Saúde. Em dias mesmo, com o pagamento, só os municípios pequenos.

O calote do prefeito Hagge com a clinica regional impôs a base aliada na Câmara de Itapetinga, um toque de silêncio, com direito de se calarem diante as clíticas da oposição. A ordem é não revidar para não provocar mais desgaste político com a vexatória situação.