PT mobiliza militância para libertação de Lula; Bolsonaros lamentam

PT mobiliza militância para libertação de Lula; Bolsonaros lamentam

Da expectativa da libertação de Lula a lamentação do clã Bolsonaro com a decisão do STF que barra prisão para condenados em 2ª instância

PT mobiliza militância para libertação de Lula; Bolsonaros lamentam
Clã Bolsonaro lamentação decisão do STF que pode beneficiar Lula

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar prisão de condenados de 2ª instância, petistas e simpatizantes de esquerda mobilizam para recepcionar o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) durante a libertação da carceragem em Curitiba, fato, que provocou protestos da família Bolsonaro.

O Clã Bolsonaro lamentou a decisão da Suprema Corte nas redes sociais. Para encobrir rastros dos protestos e evitar novos confrontos com membros do judiciário, resolveram compartilhar criticas de seguidores bolsonaristas.

O clima no entorno do prédio da Polícia Federal, em Curitiba, onde o ex-presidente Lula está preso desde o ano passado, foi de tranquilidade na manhã desta sexta-feira (8), atarde o números de simpatizantes aumenta na medida da expectativa da libertação. A partir da decisão do STF.

Para imprensa nacional e internacional, advogado de Lula, Cristiano Zanin, acredita que a justiça deve liberta Lula ainda hoje [sexta-feira/08]

Desde manhã de sexta-feira (08), manifestantes, com bandeiras e batuques, desembarcaram diretamente no prédio da Justiça Federal, onde o advogado de Lula, Cristiano Zanin, pretende despachar o pedido de soltura do ex-presidente. A juíza responsável pela execução penal de Lula, Carolina Lebbos, está de férias. A decisão ficará a cargo do juiz Danilo Pereira.

Há expectativa que a soltura ocorra ainda hoje, não é o desejo da maioria dos petistas, que querem uma libertação em alto estilo, como ocorreu com líder sul-africano Nelson Mandela na África do Sul. 

Charge. Lula deixando a cela

Mandela passou 27 anos na prisão. Depois de uma campanha internacional com boicote a África do Sul, ele foi libertado em 1990. Mandela lutou contra regime segregacionista do Apartheid, que não permitia direitos legais a negros no país. 

Diferente de Mandela, o petista foi preso por acusação de corrupção no caso do tríplex do Guarujá. Mas diante do recém e conturbado governo de Jair Bolsonaro, a libertação do ex-presidente Lula, não é noticias boa para o clã e seus seguidores que deve encontrar resistência mais ativa após libertação do petista.

Nas redes sociais o lamento foi à palavra mais usada pela família Bolsonaro, vinda principalmente dos filhos Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro. O presidente oficialmente não teceu nenhuma declaração oficial a respeito da decisão do STF. Segundo interlocutores evitar novos confrontos com STF.

Eduardo e Carlos Bolsonaro, os filho radicais do presidente da republica

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o vereador carioca Carlos Bolsonaro (PSC) vêm utilizando as redes sociais para lamentar com publicações, "likes" e compartilhamentos a decisão do Supremo Tribunal Federal de derrubar a constitucionalidade de prisões após condenação em 2ª instância.

“Milhares de presos serão soltos e atordoarão a todos que independente de escolha política, gerará reflexos sociais e econômicos seríssimos internos e externos, para quem está aí ou quem virá. Contudo, o legal é lacrar! Pobre deste povo!", escreveu Carlos Bolsonaro em sua conta no Twitter.

Eduardo Bolsonaro economizou nas palavras, após a desastrada declaração sobre AI-5, ele foi mais sucinto o que irmão Carlos: "Soltam bandidos e desarmam o cidadão. Pobre o brasileiro...", escreveu. O deputado.

Enroscado com esquema de ‘rachadinha’ o senador Flávio Bolsonaro preferiu a discrição que o embate com que o ajudou a paralisar as investigações no caso Queiroz, presidente do STF, Dias Toffoli. Flávio simplesmente publicou um vídeo em que se declarou a favor da prisão após condenação em 2ª instância.

O retorno de Lula as ruas deve levar o presidente Jair Bolsonaro a rediscutir sua estratégia política de agradar seus seguidores pelas redes sociais.  Caso continuem, a habilidade política do líder da esquerda pode engolir o presidente e seus seguidores na própria armadilha que montou para devorar os petistas.