Que revés! Enquanto lavajista Dellagnol será julgado, Lula será solto

Que revés! Enquanto lavajista Dellagnol será julgado, Lula será solto

Lula, que deve ser libertado na próximos dias, coincidindo com julgamento que pode punir lavajista por ter insultado o STF


Que revés! Enquanto lavajista Dellagnol será julgado, Lula será solto
Lula e Dallagnol, o revés inesperado que abateu sobre as cabeças dos membros da operação Lava Jato

Sem dúvida os bons ventos resolveram sobrarem em favor do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Se havia uma urucubaca cercando o petista, o banho de descarrego foi providencial em sua hora certa.

O revés que se abateu sobre os lavajistas parece definitivo, ao verem os caçadores de petistas corruptos, sentirem que a cruzada fora da época medieval, sutil efeitos inesperados. Hoje, podemos dizer que o velho dito popular que a caça devorou o caçador, é o retrato, atual, da operação anticorrupção que um dia abalou os pilares dos poderes do país.

O coordenador da Lava Jato, o procurador Deltan Dallagnol, deve enfrenta um julgamento CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) na terça-feira (12). O motivo, ter falado demais ao atacar a Suprema Corte do país.

O caso em que o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Dias Toffoli, pede que o procurador Deltan Dallagnol seja punido por afirmar que decisões da corte passam uma mensagem de “leniência” com a corrupção. Resumindo, o lavajista afirmou que os ministros da Corte estavam de conluio com os corruptos alvos da operação.

A previsão de integrantes do órgão é que Dallagnol pode ser condenado por 8 votos a 3. A possibilidade de ele escapar de alguma punição está nas mãos do procurador-geral da República, Augusto Aras. O chefe da PGR vem recebendo pressão dos ministros do STF, para uma punição severa a Dallagnol. Caso, não aja, Aras, vira alvos dos ministros da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Na outra ponta está o ex-presidente Lula, que deve ser libertado na próxima semana, podendo coincidir com a data do julgamento do lavajista, após o STF, barrar a prisão de condenados em 2ª instancia.

Para completar o revés lavajista, está previsto para os próximos dias o termino do julgamento na segunda turma do Supremo Tribunal Federal (STF), do pedido de Lula, pela ‘falta de imparcialidade’ do ex-juiz Sérgio Moro no caso do tríplex. Segundo os próprios ministros da Corte, a suspeição de Moro é dada como certo o que anularia o processo que condenou o petista, levando a estaca zero.

Os integrantes da Lava Jato foram flagrados em conversas hackeadas no Telegram e divulgadas pelo The Intercept Brasil, que revela o conluio dos membros da operação com ex-juiz Sérgio Moro, articulando a condenação do ex-presidente Lula no caso do tríplex do Guarujá.