Em resposta ao evento gabiraba, oposição de Itapetinga mostra força política em encontro
Uma noite memorável para os opositores do prefeito Rodrigo Hagge, no encontro das oposições em Itapetinga, realizada na Câmara de Vereadores, celebrada como se fosse uma vitória nas urnas. Se objetivo era unir forças, o feito foi alcançado com sucesso.
Com proposito de uma união em entorno de uma chapa única, a oposição e suas legendas partidárias deu pontapé inicial para enfrentamento eleitoral em 2020, contra o atual prefeito emedebista que busca a reeleição.
Encontro das oposições de Itapetinga no plenário da Câmara Municipal de Itapetinga. |
No encontro, ausência do Delegado da Policia civil Roberto Júnior, eventual candidato da oposição, foi sentida por todos que participaram do evento. Como havia antecipado, IDenuncias, revelou que os membros da oposição vem poupando o Delegado, em uma estratégia para evitar desgastes desnecessários sobre possíveis ataques dos governistas sobre seu candidato, considerado trunfo no enfrentamento contra Hagge.
Sem a maquina administrativa pública nas mão opositores demonstra força em encontro realizado no plenário da Câmara Municipal de Itapetinga. Imagens acima extraídas do cidadeacontece.com.br |
O evento foi marcado por figuras da velha e nova politica que tentam conquista a opinião pública municipal, assim como membros partidários, visando à vice-candidatura na eventual chapa encabeçada por Roberto Júnior. Mas se depender dos cidadãos presentes, a vice já tem nome certo, a ex-primeira-dama de Itapetinga, Cida Moura (PT).
O nome de Cida Moura é visto com bons pelo líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual, Rosemberg Pinto (PT), presente no encontro, apesar de negar possível favorecimento à ex-primeira-dama petista. Cida é esposa do ex-prefeito de Itapetinga, José Carlos Moura que governou o município por 8 anos.
Delegado da Policia Civil Roberto Júnior e ex-primeira-dama Cida Moura, prováveis candidato prefeito e vice. Produção visual IDenuncias. |
A demonstração de força politica opositora ocorre semanas após realização de outro encontro do partido MDB do prefeito Hagge, que levaram dezenas de pessoas. No evento emedebista, houve um desfile de apresentação de pré-candidatos a vereança do partido, fato considerado constrangedor para a base aliada do prefeito na Câmara de Vereadores, presentes, formando por outros partidos. No discurso de Rodrigo Hagge, o prefeito havia anunciado que a prioridade na eleição seria os candidatos do seu partido. Em seguida o avô do prefeito, corrigiu o ‘erro constrangedor’ o velho gabiraba ex-prefeito Michel Hagge, afirmou que prioridade é eleger todos os candidatos da base aliada do governo municipal.
Vereadores da base governista não conseguiram esconder a insatisfação de participar como convidados de um evento com apresentação de pré-candidatos a cadeiras no Legislativo Municipal. “Afinal estavam lá pré-candidatos em sua maioria servidores em cargos de confiança, com apoio dos secretários. Eles não deveriam fazer isso, não vou mais”, disse um vereador governista na ocasião, que prefere o anonimato.
Encontro do MDB partido do prefeito Rodrigo Hagge. Imagem extraída sudoestehoje.com.br |
O encontro da oposição não teve a mesma pompa do evento gabiraba, por não estarem no poder. Mas, simbolicamente significou um avanço gigantesco para quem deseja a retomada do executivo municipal. A polarização entre Hagge e Júnior deve levar um acirramento de disputa que tornará a eleição de Itapetinga uma verdadeira loteria sobre que será o provável vencedor.