Governo Bolsonaro escancara manipulação de dados na pandemia

Governo Bolsonaro escancara manipulação de dados na pandemia

Governo Bolsonaro é suspeito de manipular dados após reduzir os mortos por Covid-19 em anúncio oficial. 

Após ameaçar ocultar dados na pandemia, governo Bolsonaro promove confusão com números de mortos por Covid-19


O domingo (7) pode entrar na história do País como o grande ‘dia da manipulação’, por conta da escancarada reduções do número de novos casos e óbitos registrados nas últimas 24 horas, divulgado pelo Ministério da Saúde do governo Jair Bolsonaro.

Em um primeiro momento, após anuncio oficial que a pasta da Saúde confirmava 1.382 mortos por Covid-19, horas depois voltou atrás e dissera que os números de vítimas fatais seriam de apenas 525, uma diferença de 857 mortos. A discrepância no suposto erro levaram muitos brasileiros a reviverem os anos de chumbo do regime militar no País, onde as manipulações de dados oficiais eram corriqueiras.

Sem uma explicação plausível que possa justificar uma diferença gritante de mais de 800 óbitos em 24hs, os gestores do Ministério da Saúde até o momento, mantiveram-se em silêncio, após a mudança na divulgação oficial ocorreu entre as 20h37, quando o balanço diário foi enviado à imprensa, e as 21h50, quando o site oficial foi atualizado com a redução.

Durante a semana que passou, o Ministério da Saúde provou criticas ao tentar mudar o horário de divulgação dos boletins diários sobre a covid-19 das habituais 19:30hs para às 22 horas. Após forte reação e pedido de explicação pelo MPF, a Pasta da Saúde voltou atrás neste domingo (7).

Sem titular a quase um mês, o Ministério da Saúde até tentou justificar a mudança do horário, mas não colou. Até que falastrão presidente Jair Bolsonaro, com sua suprema arrogância que é peculiar revelou em entrevista a jornalista, “acabou matéria no Jornal Nacional (JN)”. Com a deixa do presidente, ficou evidenciado as razões da mudança de horário, por mais que Bolsonaro e seus auxiliares na Saúde, afirmaram que se tratava reformulação no modelo de divulgação de informações sobre a Covid-19.

As atabalhoadas do governo Jair Bolsonaro, e seu militarizado Ministério da Saúde na pandemia, que já não inspira confiança algum tempo, por conta de indicados do presidente, sem a mínima experiência de gestão na área da saúde. Tentou engajar o empresário Carlos Wizard, dono da rede de ensino em inglês a Wizard. Antes de sentar na cadeira da secretaria da Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da Pasta, gerou confusão e muita polêmica ao anunciar que iria recontar os números de mortos na pandemia, por achar que governadores e prefeitos estariam manipulando os dados enviados ao Ministério, com intenção de obter mais recursos do governo federal.

Empresário Carlos Wizard, dono da rede de ensino em inglês a Wizard, desiste do cargo na Saúde após série de polêmicas como recontagem de mortos na pandemia.

Wizard fez de tudo para agradar os ouvidos do presidente Bolsonaro, de recontagem de óbitos a uso da Cloroquina, isso, vindo de um professor de inglês e não de um médico. Tava na cara que não daria certo, a jogada do empresário para ocupar a secretaria do Ministério. Ontem (7), Wizard, declarou que não mais ocuparia o cargo e pediu desculpas pelas declarações, principalmente a da recontagem de mortos na pandemia.

O avanço da pandemia no interior do Brasil, que faz disparar o números de óbitos e infectados pelo novo coronavírus, tornando o país como no epicentro da doença no mundo. Fez o presidente Jair Bolsonaro acordar do profundo sono da realidade viral que abate no país, com recorde de mortes diária. A tentativa de manipular os dados, é o realismo que presidente tetou ocultar desde o inicio da pandemia. E agora, sofre com seus erros, em meio as crise que ele mesmo provou. A perda de popularidade e o aumento no clamor pelo impeachment é o preço pagar pela ignorância dos incrédulos.