Itapetinga confirma 374 casos da Covid, e óbitos chegam a 11

Itapetinga confirma 374 casos da Covid, e óbitos chegam a 11

Itapetinga registra em 24hs 178 novos casos da Covid-19. Município alega que explosão de casos veio de uma empresa mineira instalada na cidade.



Itapetinga confirma 374 casos da Covid, e óbitos chegam a 11
Itapetinga na Bahia


Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que nas últimas 24 horas Itapetinga registrou 178 novos casos por Covid-19 e mais duas vítimas fatais. Desde o início da pandemia, o município acumula 374 mil casos e 11 mortes. 

Segundo a Saúde do município, a responsável para a nova explosão de caso confirmado da Covid-19, seria a Tabocas, empresa no segmento de construção de linhas de transmissão e subestações de energia elétrica com instalações nos municípios de Itapetinga e Macarani no sudoeste baiano.

Após surgirem boatos que funcionários da Tabocas, estariam infectados com o vírus. A Secretaria de Saúde de Macarani, ágil para testagem dos trabalhadores da empresa mineira, e confirmaram que 62 estavam com a Covid-19.

O resultado de Macarani foi o alerta para o município de Itapetinga entrar em ação, e determinar a empresa que faça testagem em todos os seu quadro de funcionários. Com mais de 300 trabalhadores, 167 estão infectados com o novo coronavírus. Segundo a pasta da saúde de Itapetinga, 2 funcionários  já havia confirmados em testagem anterior, foram reafirmados.

De acordo com site oficial da Prefeitura de Itapetinga, após os resultados, a empresa alojaram os casos positivos em hotéis e pousadas para o isolamento social. A prefeitura suspenderá todas as atividades da empresa por 30 dias.

Com sua força de trabalho composta em sua maioria de funcionários de Minas Gerais. A Tabocas está no município desde o inicio da pandemia, não se pode confirma ou muito menos afirmar, que estes trabalhadores contraíram a doença em outras cidades. A forte suspeita, é que todos foram infectados em Itapetinga.

A empresa Tabocas vinha sendo alvo de várias denúncias por falta de medidas de prevenção de combate a Covid-19 em suas instalações, inclusive, já foi alvo de ações da Polícia Militar e da vigilância sanitária.  As denúncias apontavam a ausência de medidas restritivas com distanciamento no refeitório, no transporte e isolamento de pessoas com sintomas gripais.

As vítimas fatais desta segunda (29), em Itapetinga foi dois homens, de 63 anos e outro de 41. O idoso apresentou problemas respiratórios e diarreia. O mais jovem, tosse e fraqueza muscular, veio a óbito no dia 27 o resultado saiu nesta segunda-feira.