Itapetinga caminha para explosão de casos de Covid após 39 novos infectados em 24hs

Itapetinga caminha para explosão de casos de Covid após 39 novos infectados em 24hs

Com 39 novos casos da Covid-19 em 24hs, Itapetinga segue para uma explosão de casos se novas medidas forem tomadas nas próximas horas.


Itapetinga caminha para explosão de casos de Covid após 39 novos infectados em 24hs
Cidade de Itapetinga na Bahia, registra aumento preocupantes de casos nas últimas semanas.


Os últimos Decretos Municipal, assinado pelo prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), que motivou a população a praticamente abandonar o isolamento social, com medidas de flexibilizações as restrições na pandemia, começaram a surtir efeito a cada semana, com números crescentes de pessoas infectadas pela Covid-19, refletindo com aumento de mortos pela doença.

Junho de 2020 está chegando ao fim registrando picos de mobilidade durante a pandemia da Covid-19 em Itapetinga. Comércio aberto, atividades de serviços a todo vapor, academias e clubes tendo autorização para funcionar, com o retorno das atividades esportivas coletivas, o município vive como se a pandemia viral fosse apenas uma “gripezinha”.

Hoje (26), mas dois cidadãos perderam a vida, a forte suspeita de terem morrido da Covid-19, podendo elevar para 9 vitimas fatais, oficialmente são 7. Esse é o retrato do município na pandemia, que registra até a noite de (25/06), 174 casos confirmados; 41 suspeitos e 277 pessoas monitoradas.

Na quinta-feira (25), a Secretária de Saúde, havia realizado testes rápidos no Lar Laura Carvalho para idosos. 32 dos 80 testados tiveram resultado positivo para Covid-19 (31 idosos e 1 funcionário). De acordo com Ireporter site local.



Lar para Idosos Laura Carvalho de Itapetinga na Bahia.


Itapetinga dá sinais que perdeu o controle na pandemia. Com sistema de saúde frágil e sem estrutura para casos graves, o município registrou em apenas 24hs, 39 novos casos da Covid-19. E os números não terão alívios nas próximas semanas, já que a pessoa infectada pelo vírus apresenta os sintomas entre 10 a 15 dias, até lá, esse portador pode repassar o vírus para dezenas sem saber que está com a Covid.

O IDenuncias vinha alertado para os perigos nas constates flexibilizações das medidas de distanciamento e isolamento social, imposta pela Prefeitura de Itapetinga, e que teria resultados desastrosos em poucas semanas. Quando o prefeito resolveu ceder às pressões de empresários e de donos de academias por reabertura sem antes avaliar a volta do comércio por etapas.

No último Decreto Municipal, o prefeito Hagge, deixou claro que avaliação seria a cada 7 dias, só manteria academias e clubes abertos em caso do aumento de infectados  não ultrapassem 50% no município, mas, não citou sobre o fechamento do comércio.

“§3º - Autorização a que se refere este artigo ficará automaticamente revogada, caso se mantenha ao final dos próximos 07 (sete) dias o percentual de aumento no número de caso ativos para a Covid-19, superior a 50% no município de Itapetinga.” Diz Decreto.

O conjunto de erros de Hagge, na pandemia está sendo pagos com vidas de itapetinguenses, e o sofrimento de pessoas ao contraírem a doença. Se não houver uma intervenção do Ministério Público de Itapetinga como ocorreu em Vitoria da Conquista, os números hoje, preocupantes, se tornaram alarmante nos próximos dias.