Com 39 novos casos da Covid-19 em 24hs, Itapetinga segue para uma explosão de casos se novas medidas forem tomadas nas próximas horas.
Cidade de Itapetinga na Bahia, registra aumento preocupantes de casos nas últimas semanas. |
Os últimos Decretos Municipal, assinado pelo prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), que motivou a população a praticamente abandonar o isolamento social, com medidas de flexibilizações as restrições na pandemia, começaram a surtir efeito a cada semana, com números crescentes de pessoas infectadas pela Covid-19, refletindo com aumento de mortos pela doença.
Junho de 2020 está chegando ao fim registrando picos de mobilidade durante a pandemia da Covid-19 em Itapetinga. Comércio aberto, atividades de serviços a todo vapor, academias e clubes tendo autorização para funcionar, com o retorno das atividades esportivas coletivas, o município vive como se a pandemia viral fosse apenas uma “gripezinha”.
Hoje (26), mas dois cidadãos perderam a vida, a forte suspeita de terem morrido da Covid-19, podendo elevar para 9 vitimas fatais, oficialmente são 7. Esse é o retrato do município na pandemia, que registra até a noite de (25/06), 174 casos confirmados; 41 suspeitos e 277 pessoas monitoradas.
Na quinta-feira (25), a Secretária de Saúde, havia realizado testes rápidos no Lar Laura Carvalho para idosos. 32 dos 80 testados tiveram resultado positivo para Covid-19 (31 idosos e 1 funcionário). De acordo com Ireporter site local.
Lar para Idosos Laura Carvalho de Itapetinga na Bahia. |
Itapetinga dá sinais que perdeu o controle na pandemia. Com sistema de saúde frágil e sem estrutura para casos graves, o município registrou em apenas 24hs, 39 novos casos da Covid-19. E os números não terão alívios nas próximas semanas, já que a pessoa infectada pelo vírus apresenta os sintomas entre 10 a 15 dias, até lá, esse portador pode repassar o vírus para dezenas sem saber que está com a Covid.
O IDenuncias vinha alertado para os perigos nas constates flexibilizações das medidas de distanciamento e isolamento social, imposta pela Prefeitura de Itapetinga, e que teria resultados desastrosos em poucas semanas. Quando o prefeito resolveu ceder às pressões de empresários e de donos de academias por reabertura sem antes avaliar a volta do comércio por etapas.
No último Decreto Municipal, o prefeito Hagge, deixou claro que avaliação seria a cada 7 dias, só manteria academias e clubes abertos em caso do aumento de infectados não ultrapassem 50% no município, mas, não citou sobre o fechamento do comércio.
“§3º - Autorização a que se refere este artigo ficará automaticamente revogada, caso se mantenha ao final dos próximos 07 (sete) dias o percentual de aumento no número de caso ativos para a Covid-19, superior a 50% no município de Itapetinga.” Diz Decreto.
O conjunto de erros de Hagge, na pandemia está sendo pagos com vidas de itapetinguenses, e o sofrimento de pessoas ao contraírem a doença. Se não houver uma intervenção do Ministério Público de Itapetinga como ocorreu em Vitoria da Conquista, os números hoje, preocupantes, se tornaram alarmante nos próximos dias.