Com eleição, Rodrigo Hagge tenta encobrir 50 mortes pela covid em Itapetinga

Com eleição, Rodrigo Hagge tenta encobrir 50 mortes pela covid em Itapetinga

Itapetinga pode ter ultrapassado 50 mortes por covid-19, após prefeito barrar atualização de dados da pandemia no município em inicio de campanha.


Com eleição, Rodrigo Hagge tenta encobrir 50 mortes pela covid em Itapetinga
Para não tirar o brilho inicial da campanha eleitoral prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge desafia a lei e impedir divulgação de dados da pandemia.


Desde última quinta-feira (24) o site oficial da Prefeitura Municipal de Itapetinga, parou de atualizar os dados da pandemia no município, indicando que a cidade ultrapassou as 50 mortes pelo novo coronavírus.

A suspeitas recai sobre o prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que tenta a todo custo reduzir o impacto das mortes sobre sua campanha eleitoral, que tem inicio neste domingo (27).

A tática de encobrir os números alarmantes da pandemia em Itapetinga vem sendo usada algum tempo, e conta com a conivência de vereadores e partidos políticos além de instituições não governamentais. O esquema obscuro é orquestra por grupo de apoiadores do prefeito chamados de os “Guardiões de Hagge”, que manobra na imprensa local a moderação na divulgação dos dados da pandemia no município.

A não divulgação de estatísticas da Covid-19 e a sonegação de informações sobre os dados da doença em Itapetinga podem configurar ato de improbidade administrativa e até a prática de crime de responsabilidade pelo prefeito Rodrigo Hagge.

Há três dias sem dados da Covid, a decisão do prefeito de Itapetinga de frear a divulgação para não ser atingido pelas mortes, têm potencial para violar os princípios constitucionais da impessoalidade, da publicidade e da eficiência.

A transgressão ao artigo 5º da Constituição, que prevê as garantias individuais dos cidadãos e estabelece que “todos têm direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular ou de interesse coletivo geral”. Rodrigo Hagge pode responder por violar a Lei de Acesso à Informação e ser enquadrado na Lei de Improbidade Administrativa.

Enquanto o prefeito de Itapetinga vem evitando que as mortes atinjam sua campanha, partidos opositores assistem os crimes de responsabilidade de Hagge sem a mínima reação. Assim como os candidatos a prefeito de oposição que se calam e fazem da prática mórbida do emedebista, pouco caso, com os cidadãos mortos, afinal, mortos não votam, e além de tudo em sua maioria são pobres. É um absurdo!