Estudo revela que cidades onde Bolsonaro venceu casos da Covid-19 avançaram e com mais mortes

Estudo revela que cidades onde Bolsonaro venceu casos da Covid-19 avançaram e com mais mortes

Estudo apontou o avanço da Covid-19 em municípios onde Bolsonaro venceu, superando cidades onde o presidente foi derrotado.


Estudo revela que cidades onde Bolsonaro venceu casos da Covid-19 avançaram e com mais mortes
Encontro do prefeito Rodrigo Hagge (MDB), com presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na inauguração da reforma do aeroporto de Vitoria da Conquista.


Um estudo da UFRJ realizado em parceria como IRD identifica que cidades onde Jair Bolsonaro venceu na eleição 2018 a propagação da pandemia do coronavírus ficaram acima de municípios onde o presidente perdeu.

O levantamento, publicado pela UOL, cruzou os dados de expansão da doença com o resultado na votação em primeiro turno nas eleições presidenciais nos 5.570 municípios. Conclusão: há uma correlação entre a preferência pelo presidente Jair Bolsonaro e a expansão da Covid-19.

Segundo a pesquisa, para cada 10 pontos percentuais a mais de votos para Bolsonaro há um acréscimo de 11% no número de casos e de 12% no número de mortos.

“O estudo mostrou que a Covid-19 causa mais estragos nos municípios mais favoráveis ao presidente Bolsonaro”, destaca o texto da pesquisa.

“Podemos pensar que o discurso ambíguo do presidente induz seus partidários a adotarem com mais frequência comportamentos de risco (menos respeito às instruções de confinamento e uso da máscara) e a sofrer as consequências.”

De acordo com os pesquisadores, esse foi o efeito que mais chamou a atenção, pois, em princípio, não haveria razão para explicar o motivo de cidades que votaram mais em Bolsonaro terem proporcionalmente mais mortes do que nos outros locais estudados.

“A argumentação que usamos no nosso artigo é que provavelmente trata-se de um efeito da própria postura do presidente, que minimizou o uso de máscara e a doença, chamando-a de gripezinha”, disse o professor João Luiz Maurity Sabóia, outro pesquisador envolvido no estudo.

A influência de Bolsonaro sobre o comportamento de seus eleitores, apurada neste estudo em particular, vai ao encontro do resultado obtido por outras instituições.

É o caso de um trabalho feito por pesquisadores da UFABC (Universidade Federal do ABC), da Fundação Getúlio Vargas e da USP (Universidade de São Paulo).

Esse estudo concluiu que em praticamente todas as ocasiões em que o presidente minimizou a pandemia, a taxa de isolamento social no Brasil diminuiu e mais pessoas se contaminaram e morreram, proporcionalmente, nos municípios em que Bolsonaro obteve uma melhor votação na eleição de 2018. 

È o caso de Itapetinga onde o presidente venceu, parte do município adotou e continua a adotar uma postura contraria as medidas de distanciamento e isolamento. Por consequência o município já registrou até o momento, segundo dados publicados até o dia 12/10/2020, 2105 casos da doença com 53 mortes. O município volta cometer crime com a não atualização dados da covid.

A resistência, as medidas restritivas esta ligada diretamente a postura do atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB), que no inicio do mês de maio no pico da pandemia, adotou estratégia de abandono das medidas restritiva. O resultado é pessoas circulando sem mascaras em meio a casos crescente no município de casos da Covid.

O prefeito Hagge, foi um dos pouco na Bahia apoiar a eleição de Jair Bolsonaro.  O presidente venceu em apenas quatro dos 417 municípios do estado da Bahia, no segundo turno. E Itapetinga está entre estes 4 município bolsonarista. 

A quantidade de cidades que tiveram Bolsonaro como primeiro colocado na Bahia caiu em relação ao primeiro turno no primeiro, ele ganhou em seis municípios: Luís Eduardo Magalhães, Buerarema, Itabuna, Eunápolis, Teixeira de Freitas e Itapetinga.