Tarugão, João de Deus, Anderson e Valdeir resistem à onda de renovação na Câmara

Tarugão, João de Deus, Anderson e Valdeir resistem à onda de renovação na Câmara

Apenas 4 vereadores escaparam da renovação da Câmara imposta pelos eleitores de Itapetinga. 


Tarugão, João de Deus, Anderson e Valdeir resistem à onda de renovação na Câmara
Na imagem: Vereadores Eliomar Barreira (Tarugão), João de Deus, Anderson da Nova e Valdeir Chagas.


Em uma eleição atípica por conta da pandemia do novo coronavírus, a dança de cadeiras nas Prefeituras e Câmaras em todo país foi inevitável, e Itapetinga não escapou da onda de renovação que tomou conta do Brasil.

Enquanto o eleitorado de Itapetinga decidiu manter o atual prefeito Rodrigo Hagge (MDB) no poder por mais 4 anos, o mesmo não ocorreu na Câmara Municipal de Itapetinga, onde a renovação provocou uma outra onde, dessa vez, de demissões coletiva de vereadores, com inquilinos temporários da cadeira legislativa, terem prazo com dia e hora marcada para deixar o acento, em 31 de dezembro 2020 até a meia-noite.

Vereadores que se despedem da Câmara de Itapetinga em 2021, são: Valquirio Lima (PSD), José Antunes (PSC), Jair Salões (MDB), Sargento Alberto (PSC), Naara Duarte (PSC), Romildo Teixeira (PDT), Marcio Carvalho (Pio) (PSC), Gilmar Piritiba (PDT), Diego Rodrigues (Diga-Diga) (PT), Nailton Negreiro (Republicanos) e Fabiano Bahia (DEM).

Com 11 vereadores sob aviso prévio, apenas 4 escaparam da avalanche de mudanças no Parlamento de Itapetinga, os vereadores Eliomar Barreira (Tarugão) (MDB), João de Deus (MDB), Anderson da Nova (DEM) e Valdeir Chagas (PDT). Esses vereadores resistiram com bravura à carta de demissão dos eleitores do município.


Conquista de cadeiras na Câmara
MDB leva uma terço dos assentos no Parlamento Municipal de Itapetinga


Com o partido do MDB conquistando 5 cadeira na Câmara de Itapetinga, Tarugão com 941 votos, se tornou o vereador com melhor desempenho em votação entre os vereadores reeleitos. O bom trabalho na Câmara verificado pela equipe IDenuncias, através de publicações em sites do próprio vereador e o serviços prestados através do rádio, foram fatores decisivos para o retorno a Casa Legislativa pela terceira vez.

Vereador João de Deus (MDB), teve obstáculos para alcançar seu quarto mandato, prestador de serviços sociais ao longo década, o parlamentar emedebista sofreu para ser reeleito com 894 votos. O vereador só conquistou a vitória graças ao voto de legenda, quando o cidadão prefere votar no partido em vez do vereador. João de Deus, foi alvo IDenuncias no escândalo das assessórios laranja, por usar um dos seus assessores em desvio de finalidades.

Vereador Anderson da Nova é conhecido pelo trabalho social no bairro da Nova Itapetinga, e supreendentemente apresentou fraco desempenho nas urnas. Anderson que obteve 1.827 na eleição de 2016, foi reeleito com apenas 570 votos. Tudo indica que a derrocada de votos do vereador foi motivada por escândalos das “rachadinhas” na Câmara e por excesso de promessa na eleição passada. Entre essas promessas, ‘empregos’.

Valdeir Chagas, que deve manter o quarto mandato partir 2021, demostrou que ainda tem força política em seu reduto eleitoral, o bairro São Francisco de Assis, mesmo com fraco desempenho nas urnas, o vereador conquista a vaga com 592 votos. Valdeir mantem ao longo de anos o tradicional forró no bairro, conhecido como o “Forró do Chicão”, e teve trajetória de altos é baixo como o envolvimento inicial de assessorias laranja ao sucesso de barrar o famigerado Código Tributário enviado para Câmara de Itapetinga pelo prefeito reeleito Rodrigo Hagge (MDB).