Com minoria, oposição na Câmara de Itapetinga poderá engolir maioria governista

Com minoria, oposição na Câmara de Itapetinga poderá engolir maioria governista

Maioria de vereadores eleitos ligados ao prefeito Hagge é inexperientes enquanto a pequena base opositora é de políticos experientes.  

Com minoria, oposição na Câmara de Itapetinga poderá engolir maioria governista
Plenário da Câmara Municipal de Itapetinga, imagem de sessão especial do Parlamento. 



É inegável que a nova composição da Câmara de Itapetinga, para 2021, ajudou e muito a próxima gestão do prefeito reeleito Rodrigo Hagge (MDB). Com a base renovada, formada por maioria de vereadores eleitos ligados ao prefeito Hagge. Com essa base, o Legislativo poderá aprovar de tudo a favor do governo municipal, de altos empréstimos a aumento de impostos através do Código Tributário.

Com maioria de vereadores sobre o domínio da administração Hagge, no tomá-la-dá-cá de cargos e vantagens, vereadores governistas terão de optar entre os cargos empregados na prefeitura para correligionários e o desgaste de projetos de lei governista

Mas não é só isso que os vereadores da base gabiraba terão que encarar, eles enfrentarão uma pequena minoria de vereadores de oposição, formando por políticos experientes em bem assessorados. No embate, a oposição poderá engolir a base de Hagge no Parlamento Municipal que é composta em sua maioria de vereadores inexperientes.

Com apenas 3 vereadores governistas reeleitos, Tarugão (MDB), João de Deus (MDB) e Anderson da Nova (DEM), de experiência plenária na Câmara de Itapetinga, e não muito dispostos arriscarem tanto em projeto impopulares do governo Hagge, após lição das urnas com perda de votos na eleição, a oposição poderá dominar os debates e deixar os demais vereadores governistas sem argumentos em defesa do prefeito e sua administração.

E tem mais, o prefeito Rodrigo Hagge, terá que ter habilidade de fazer o novo presidente da Câmara de Itapetinga, se tentar impor um membro de seu partido com 5 vereadores no Parlamento poderá implodir sua base de apoio, por consequência, aumentar as fileiras opositora na Câmara.

Mas há outro problema além da disputa pela presidência da Câmara de Itapetinga, o prefeito Hagge, terá que fazer arranjos de cargos para vereadores em meio à tentativa de enxugamento das folhas de pagamentos da Prefeitura. Com as contas reprovadas em 2018, e de 2019 comprometidas, Hagge será obrigado a conter a sede dos vereadores por cargos em sua gestão.

Na busca por uma cadeira na Câmara de Itapetinga, a maioria esmagadora de vereadores eleitos prometerão empregos a seus correligionários e eleitores na Prefeitura. Com a demanda de vaga por emprego no poder público limitado, a base governista poderá ser desidratada no Parlamento Municipal. Fato, que levaria vereadores a engrossa o coro opositor.