Ao definir secretariado prefeito Hagge despreza ex-vereadores

Ao definir secretariado prefeito Hagge despreza ex-vereadores

prefeito Rodrigo Hagge exclui nomes de ex-vereadores em seu novo secretariado municipal.


Ao definir secretariado prefeito Hagge despreza ex-vereadores
Prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), exclui nomes ex-vereador para seu secretariado.


Os boatos que surgem nos corredores do Legislativo de Itapetinga, sobre o desprezo do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) para com os vereadores, começa a fazer sentidos na medida em que o gestor municipal apresenta a sua equipe de trabalho para segundo mandado sem a presença de um único ex-vereador aliado.

No anuncio desta terça-feira (05), o prefeito Hagge definiu seu secretariado de primeiro escalão, que teve pouca mudança em relação a sua primeira gestão sobre suspeita de irrealidades e sendo investiga pelo Ministério Público Federal (MPF), a pedido do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios) que apontou crime de improbidade administrativa. Hagge teve suas contas de exercício 2018 e 2019 rejeitadas, restando as de 2020, ano eleitoral de Prefeitura inflada de servidores de cargo de confiança e contratados, e com enormes chances de serem rejeitadas pelo TCM.

O prefeito preferiu manter os bajuladores que estão levando suas contas públicas a ruinas que mudar para salva-lo do declínio administrativo. Hagge chegou anunciar renovação para segunda gestão, mas no frigir ficou praticamente com a equipe que terminou sua primeira gestão.

Muito se falava de um ex-vereador no 1º escalão da administração municipal, como prêmio de consolação pela lealdade na Câmara em momentos de aflição dos parlamentares com a tentativa de aprovar o famigerado ‘Código Tributário’, que contribuir para derrota nas urnas de boa parte dos vereadores alinhados a gestão Hagge.

Mas, ao mesmo tempo, que se comentava da possibilidade de um ex-vereador em secretaria municipal, também surgiram declarações que prefeito Hagge tinha pouco ou nenhum apreço a políticos com mandatos na Câmara de Itapetinga. Fato confirmado nesta terça (5), ao definir a continuidade da maioria de seu secretariado da gestão passada, mesmo atolados em contas irregulares.

O desprezo de Hagge a vereadores fez sentido nessa eleição municipal, quando o prefeito permitiu que seus secretários se afastassem para lançar candidatura a uma concorrida vaga na Câmara de Itapetinga. A impressão que ficou é que Rodrigo Hagge queria os seus vereadores de confiança no Parlamento Municipal que a renovação dos mandatos dos vereadores aliados derrotados nas urnas, Nailton Negreiro (Republicano), Sargento Alberto (PSC), Naara Duarte (PSC), Valquirio Lima (PSD), Jair Salões (MDB), Fabiano Bahia (DEM) e José Antunes (PSC).

De mãos vazias após derrota nas urnas os ex-vereadores terão que esperar as migalhas vindas do Poder Executivo. E os ex-parlamentares terão que ter muita paciência, a expectativa que o prefeito complete o seu 2º escalão até março.

Ficou assim o secretariado do prefeito Rodrigo Hagge para sua segunda gestão:      

Andreia Carolina irá assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social.

Jailson Santana a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer.

Fábio Viana assumirá a pasta de Meio Ambiente.

Ricardo Saback , Secretaria de Planejamento 

Geraldo Trindade, mesmo com irregularidades na Educação retorna à pasta.

Darwin Renan (Daí) na Secretária de Governo

Airton Ferraz na Diretor do SAAE

Cláudio Sousa na Coordenador da Comutran

Carlito Ferraz na Secretária de Administração

Orlando Ribeiro na Secretária de Finança

Gustavo David na Secretária de Infraestrutura

Hugo Souza na Secretária de Saúde

Felizdênio Xavier na Secretária de Desenvolvimento Econômico

Daniel Moreira na Secretária de Transportes.