Escolas de SP voltam a ter aulas suspensas após surto da Covid. Itapetinga mantém planos de retorno

Escolas de SP voltam a ter aulas suspensas após surto da Covid. Itapetinga mantém planos de retorno

Enquanto Itapetinga mantém retornos as aulas. Escolas de São Paulo voltam à suspender aulas após registar novo surto da Covid-19.  


Escolas de SP voltam a ter aulas suspensas após surto da Covid. Itapetinga mantém planos de retorno
Retorno as aulas presenciais em São Paulo dá sinais de fracasso na pandemia. Enquanto isso, Itapetinga mantem planos de retorno sem imunização de professores. 


Quando o IDenuncias publicou reportagem sobre o perigo do retorno as aulas presenciais para alunos, sem plano de imunização de professores e profissional da Educação. A publicação “Prefeito Hagge diz ter coragem no retorno às aulas, mas não diz quantos irão morrer após seu ato em Itapetinga” foi taxado em grupos de WhastApp, de site terrorista da fake News em Itapetinga.

Hoje, (10) de fevereiro de 2021, a grande imprensa como o Estado de S.Paulo, afirma em reportagem que após dez dias reabertura às aulas presenciais na capital paulista, escolas de elite, com mensalidades que ultrapassam R$ 2 mil reais por alunos, suspendem a presença de grupos de estudantes por contaminações pelo coronavírus. O procedimento adotado é o recomendado pelas autoridades sanitárias para evitar novas infecções. (Veja reportagem Estadão aqui).

Os colégios altos gabaritados pela elite paulistana são taxados como modelo exemplar de escola de 1º mundo. Agora, trocando em miúdos, como Itapetinga ira conter a proliferação do vírus nas escolas públicas se colégios com potencial financeiros não conseguem. Mesmos esses colégios, reduzindo em 2/3 [dois terço] a presença de alunos.  

De acordo com Estadão, pesquisas científicas já indicaram que o nível de contágio em sala de aula não é grande, desde que sejam seguidos os protocolos de ventilação, higiene e distanciamento. O isolamento de grupos de estudantes faz parte da rotina, para evitar surtos. Educadores têm defendido priorizar a retomada de aulas presenciais, após longo período de quarentena, em que os colégios ficaram fechados.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), vem adotando posicionamento diferenciado de determinados prefeitos do interior baiano no retorno as aulas. Para o governador petista, é preciso vacinar os profissionais da educação para promover retorno seguro as aulas presenciais.

Em Itapetinga, o prefeito de Itapetinga vem mantendo plano de retorno às aulas, com garantias pífias de baixa contaminação diária. A postura do prefeito Rodrigo Hagge (MDB) se baseia na baixa contaminação diária de cidadão de Itapetinga, como afirmou em live o Secretário de Saúde do município, Hugo Souza. Mas, nem o prefeito e secretários como a de Educação garantiram retorno seguro e muito menos que nenhum cidadão [professores e alunos] seriam contaminados com a covid-19 nas voltas as aulas.