Entre Lula e Bolsonaro, FHC diz ficar com Lula em 2022

Entre Lula e Bolsonaro, FHC diz ficar com Lula em 2022

FHC: "Os governos de Lula e Dilma tiveram menos consequências negativas do que o atual governo de Bolsonaro".

Entre Lula e Bolsonaro, FHC diz ficar com Lula em 2022
Ex-presidente da republica, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse hoje que Luiz Inácio Lula da Silva é "calejado pela vida" e que, em 2022, "vota em quem for menos ruim" numa possível disputa entre o petista e o atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido). A declaração foi dada hoje em entrevista a UOL.

"O Lula foi calejado pela vida. Isso conta. Não é nenhum principiante. Ele deu uma entrevista agora e acertou em uns pontos fundamentais, ele tem jeito para a coisa", afirmou FHC, citando evento feito por Lula após ter suas condenações anuladas pelo ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Lula não é de esquerda nem de direita, o Lula é ele. 


"Ele não é o mal", acrescentou FHC. "Acho que Lula tem experiência do mundo, do Brasil, da pobreza, e enriqueceu. Não sei se Lula vai ter condições para ser candidato, ou se seria o melhor candidato, mas acho que, se ficar entre ele e Bolsonaro, voto em quem for menos pior."

Sobre a decisão de Fachin, FHC criticou o processo e a demora. "Não anularam as acusações, anularam o processo, vão refazer o processo. Era fácil reconhecer que o processo estava mal encaminhado", afirmou.

Lamento por terem esperado tantos anos para descobrir a pólvora, que é isso? Não tem muito cabimento. Agora, todo mundo ligado ao Lula vai interpretar como se fosse a nulidade das acusações, não é, é a nulidade do processo. Agora, politicamente abre-se um caminho novo, diferente. Vamos ver o que vai acontecer.

O processo ainda deverá ser avaliado pelo Plenário do Supremo. Mas, com isso, Lula recupera seus direitos políticos e pode se candidatar a presidente em 2022.

Questionado se o pleito de 2016 se repetisse hoje, com Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro disputando novamente, FHC conta que votaria "contra Bolsonaro".

Se houver, espero que não haja, essa dicotomia ou Haddad ou Bolsonaro, ou alguém do PT, lógico, que seja razoável, ou Bolsonaro, votaria mais contra o Bolsonaro.

Em sua avaliação, os governos petistas de Lula e Dilma Rousseff tiveram menos consequências negativas do que o atual governo de Bolsonaro. "Falando de maneira objetiva, as consequências que podem ser positivas ou negativas, somando do Lula e mesmo da Dilma, que foi bastante negativa em muitos aspectos, foram menos graves que as negativas atuais do presidente Bolsonaro."