Na lista para compra da vacina anti-covid, Itapetinga terá 7 dias para aprovar projeto na Câmara ou estará fora

Na lista para compra da vacina anti-covid, Itapetinga terá 7 dias para aprovar projeto na Câmara ou estará fora

Prefeito de Itapetinga terá prazo de uma semana para aprovação de Projeto de Lei na Câmara, ou caso contrário ficará de fora da compra das vacinas contra covid-19.


Na lista para compra da vacina anti-covid, Itapetinga terá 7 dias para aprovar projeto na Câmara ou estará fora
Para fazer parte do megaconsórcio de cidades para compra das vacinas contra Covid-19, Itapetinga terá prazo de 7 dias para aprovar projeto de Lei na Câmara de Vereadores.


Está nas mãos do prefeito de Itapetinga Rodrigo Hagge (MDB), projeto de lei padrão de ingresso ao maior consórcio de cidades brasileiras interessadas a adquirem doses das vacinas aprovadas para uso emergencial pela Anvisa contra a covid-19. Com 2,1 mil municípios interessados, sendo 25 capitais. Itapetinga entrou na lista de cidades (veja aqui) que manifestaram interesse de adesão ao consórcio público na última atualização na quase madrugada da quinta para esta sexta-feira (12).

Itapetinga entra na lista das cidades interessadas no megaconsórcio de cidades para compra das vacinas contra Covid-19.


Diante inércia e lentidão do governo Jair Bolsonaro, na compra das vacinas a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), tomou a dianteira, e criou o maior consócio público de cidades já visto no país com alcance de mais de 142 milhões brasileiros desses município. A proposta do consórcio é complementar ao Plano Nacional de Imunização (PNI) que por incompetência do governo federal não consegue suprir a demanda nacional.

Com prazo de inscrição encerrado no dia 05/03, Itapetinga entrou na lista de cidades interessadas na vacina, no apagar das luzes, na atualização das 23:26 da quinta-feira (11). 

Garantido na lista de cidades, Itapetinga correrá contra o tempo, a gestão Rodrigo Hagge, terá que enviar a Câmara de Vereadores, projeto de lei padrão disponível no site da FNP, e determinar a urgência-urgentíssima de sua tramitação no Legislativo municipal em prazo recorde, ou caso contrário, a cidade ficara fora do megaconsórcio para compra da vacina contra covid-19. 

De acordo com a  Frente Nacional de Prefeitos, o prazo estabelecido as cidades que manifestarem interesse a vacina anti-covid é até a segunda-feira (22). As cidades que não cumprirem o cronograma não participaram da instalação da Assembleia Geral do megaconsórcio de cidades.

O curto prazo para aprovação do Projeto de Lei na Câmara de Itapetinga, obrigará o prefeito Rodrigo Hagge, a mobilizar o Parlamento Municipal  para que projeto anti-covid seja aprovado em duas sessões na próxima semana, já que o prazo limite de envio da Lei Municipal, a Frente Nacional dos Prefeitos é até sexta-feira (19).