Valquirão assume vaga aberta com a morte de Léo Matos a partir da terça

Valquirão assume vaga aberta com a morte de Léo Matos a partir da terça

Ex-vereador e 1º primeiro suplente, Valquirio Lima deve assumir a vaga deixada com a morte Léo Matos. Posse pode ocorrer essa semana. 

Valquirio Lima (PSD), já assumiu o cargo de vereador em duas legislaturas. Com a morte de Léo Matos, o ex-vereador e 1º suplente do partido na eleição passada segue agora, para seu 3º mandato.  


Um dia após os eventos cerimoniais de homenagem ao presidente da Câmara Municipal de Itapetinga Léo Matos, que perdeu a vida em um banal acidente de pesca. Nesta semana, a Câmara convocará o ex-vereador e primeiro suplente, Valquirio Santos Lima (PSD), de 48 anos, para assumir a vaga aberta com a morte do ex-presidente do legislativo, vítima de afogamento.

O presidente interino da Câmara, Anderson da Nova (DEM), não informou quando Valquirio Lima, mais conhecido como Valquirão, será convocado e empossado. Mas segundo fontes, a posse deve ocorre a partir desta terça-feira (27), no gabinete da sala da presidência da Câmara.

O rito para posse de Valquirão, seguirá o mesmo das posses dos demais colegas de 1 de janeiro. O ex-vereador terá que apresentar o diploma de 1º suplente na eleição passada com a declaração de renda de bens. Com o diploma em mãos, o presidente interino Anderson da Nova, fará a leitura do compromisso de posse, com juramento de cumpri as leis brasileiras, em seguida Valquirão declarará de pé: “assim prometo”. E seguirá com um mandato de quase 4 anos até, dezembro 2024. Valquirão exigiu a membros da Mesa Diretora da Casa, descrição na posse em respeito à morte de Léo Matos.

Valquirio Lima, já ocupou a vaga de vereador por duas legislaturas, em 2012, quando foi eleito pela primeira vez com 689 votos, e em 2016, eleito com 763 votos. Já na eleição 2020 com 530 votos, Valquirão não conseguiu renovar seu mandato nas urnas, ocupando a vaga de 1º suplente de vereador na legenda do PSD. Como o partido só conseguiu 2 cadeira na Câmara de Itapetinga, as vagas foram ocupadas por candidatos de melhores desempenho nas urnas, os vereadores: Léo Matos com 890 votos e Pastor Evandro com 706.

Há poucas semanas o vereador Valquirio que assume a vaga deixada com a morte de Léo Matos, se envolveu em um episódio que virou caso de policia, ao desentender com seus ex-colega de parlamento o também ex-vereador petista Diego Rodrigues (Diga-Diga), ambos partiram para um confronto na porta da Câmara de Itapetinga. Na delegacia de policia, o vereador Diga-Diga acusou Valquirão de agredi-lo com soco no rosto. O motivo da briga, envolveu o irmão de Valquirio Lima, que ocupa cargo de Controlador Interno do Legislativo, no qual Diga Diga acusa de ser um laranja. (Veja o caso aqui). 

Com o retorno de Valquirão a Câmara, o irmão terá que ser exonerado do cargo de Controle Interno. Já que a lei não permite que parente de vereador ocupe cargos de livre nomeação no Parlamento.