Veto da Anvisa a Sputnik frustra planos 2022 de Rui Costa

Veto da Anvisa a Sputnik frustra planos 2022 de Rui Costa

Veto da Anvisa a Sputnik irrita Rui Costa é retarda plano de vacinação em massa na Bahia que poderia impulsionar o PT baiano ao sonho de 20 anos no poder.

Veto da Anvisa a Sputnik frustra planos 2022 de Rui Costa
Governador da Bahia, Rui Costa (PT), frustrado com o veto da Anvisa ao imunizante russo.


Por mais que negue que não será candidato à vaga única de senador da republica na eleição 2022, o governador da Bahia Rui Costa (PT) precisa marcar um golaço na pandemia antes que ele decida entrar em campo, e esse gol depende da aceleração em massa da vacinação da população baiana, que na segunda (26), foi frustrada com o veto da Anvisa à exportação da vacina russa anticovid desejada pelo governador, a  Sputnik V.

A expectativa de acelerar a vacinação na Bahia sofreu um duro baque, que foi sentido no Palácio de Ondina com o veto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a um pedido feito pelo governador Rui Costa para importar o imunizante russo Sputnik V. 

Os diretores da Anvisa concluíram que não há informações que comprovem satisfatoriamente a eficácia e a segurança da vacina para que ela possa ser liberada no país. Os técnicos apontaram potenciais riscos à saúde na análise do imunizante. 

O Fundo Russo reagiu contestando a decisão da Anvisa, assim como os governadores nordestinos, em especial Rui Costa, que afirmaram que a decisão foi política. Mas, ao contestarem a decisão técnica da Anvisa, os governantes ignoram o porquê Agência Sanitária chegou a essa decisão. Faltavam documentos para provar que á vacina é segura para aplicar nos braços dos baianos, assim como nos dos brasileiros. Sem as documentações, a Anvisa continuará a vetar a Sputnik V no Brasil. 

Frustrado, Rui Costa prometeu recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF), por achar que não foi convincente a justificativa dos técnicos da agência e torce para que o ministro Ricardo Lewandowski autorize a compra dos imunizantes sem aval da Anvisa. Políticos baianos não acreditam que o ministro do STF, deva determinar a exportação do imunizante russo sem o clive da Agência Sanitária brasileira. 

O PT deve completar 16 anos de domínio na politica baiana em 2022, e para muitos, é prazo limite de saturação de um partido ou de grupo político no poder, e o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (DEM) na liderança das pesquisas de opinião, é a prova que o Partido dos Trabalhadores chegou a esse limite.

Rui Costa sabe que o PT baiano está com seus dias contados, mesmo com a candidatura Lula impulsionado o petismo no país, a renovação para 20 anos de PT na Bahia, não dá sinais de decolar com o senador e ex-governador por duas vezes, Jaques Wagner (PT), que não empolga até os mais entusiastas petistas baianos. E para piorar, Lula tem planos para a Bahia e não inclui Wagner, em uma grande aliança visando o Palácio do Planalto, apoiar candidatura de ACM Neto, com Rui Costa no Senado em uma possível chapa majoritária.    

A vacinação em massa na Bahia é esperança de Rui de entrar na história da politica do Estado, como o avô de ACM Neto, assim como também manter viva o sonho do PT baiano de reinar no Estado com a marca histórica de 20 anos no poder.